Segundo dados da ANCINE e do FilmeB.com.br, o filme HAIKYU!! The Dumpster Battle já acumulou 90 mil espectadores nos cinemas brasileiros em sua segunda semana, ultrapassando a bilheteria de SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco e se tornando a terceira maior bilheteria de filmes de animê do ano (atrás de Kimetsu e O Menino e a Garça).

Foram acumulados 1.314.538,30 reais em bilheteria entre 30 de maio e 5 de abril. As estimativas apontam para um fim de semana (6 a 9 de junho) de R$ 440 mil em bilheteria, com 22 mil espectadores — uma queda de 61% em relação ao fim de semana anterior.

A dimuição do número de espectadores não é exclusividade de HAIKYU!! — todos os filmes não-estreias do top 10 enfrentaram quedas de 55% a 75%, indicando que o fator em comum entre eles é provavelmente o feriado estendido do fim-de-semana passado.

Ainda assim, o filme sobre os jovens voleibolistas do colégio Karasuno conseguiu atrair em suas poucas sessões uma média de 31 espectadores por sessão, comparável a vários dos blockbusters em exibição. Tudo indica que HAIKYU!! deve atingir a marca de cem mil ingressos vendidos até o fim da temporada.

Apesar do sucesso de crítica, público e bilheteria, acumulam-se também críticas à distribuição limitada do filme, que muitos dos leitores do JBox apontaram nos comentários da semana passada:

imagem: tuíte comentando sobre a péssima distribuição do filme e poucas sessões (na opinião de quem fez a postagem).

Reprodução: @seraphofarlert/X.

Mas não é justo imputar toda a culpa da distribuição limitada de HAIKYU!! sobre as costas da distribuidora, porque a distribuição é fruto de uma negociação entre distribuidora e exibidores, e vários fatores são levados em consideração. Listando, mais ou menos em ordem de prioridade:

  1. HAIKYU!! é uma franquia nova nos cinemas, e a bilheteria do filme anterior é um indicativo muito forte da bilheteria de um novo filme de uma franquia. Filmes como Duna: Parte 2, Godzilla vs. Kong ou Planeta dos Macacos: O Reinado são apostas muito mais seguras simplesmente porque seus antecessores também venderam milhões de ingressos.
  2. O mesmo vale para diretores e atores renomados, que vendem o filme com base em sua fama e carisma. Oppenheimer se apoiou inteiramente no nome de Christopher Nolan e de seu elenco de peso (Cillian Murphy, Robert Downey Jr.) para vender um drama sobre cientistas debatendo em salas escuras. O único diretor de animê que os exibidores conhecem se chama Hayao Miyazaki, e HAIKYU!! teve a sorte de não sucumbir à prática de escalar atores globais de talento questionável para dublar seus personagens – mas isso sem dúvida teria ajudado na distribuição.
  3. HAIKYU!! também é uma franquia relativamente desconhecida do público mainstream. Ela não tem penetração em TV, não tem nenhum videogame, tem poucos produtos licenciados na região, e seu principal canal de distribuição oficial (a Crunchyroll) raramente revela dados de exibição locais que corroborem a popularidade do título. Super Mario Bros. também não tinha nenhum filme comparável, e um elenco de dubladores profissionais não-globais, mas é também o mascote mais famoso do mundo dos videogames. Isso ajuda.
  4. Se você não tem uma IP conhecida, uma franquia estabelecida ou nomes famosos, então é preciso comparar o filme com outros filmes parecidos para ter uma ideia de como ele vai se sair. Nós tivemos alguns filmes de animê de muito sucesso nos últimos anos, mas HAIKYU!! é um gênero especial: é um filme de animê de esporte. Um exibidor mais antenado vai automaticamente fazer a conexão com o último filme de animê de esporte lançado nos nossos cinemas, The First Slam Dunk, que arrecadou pouco menos de 4 mil ingressos em dezenas de salas praticamente vazias.
  5. Além de bons argumentos, o único fator que a distribuidora tem a seu controle para pesar a balança a favor dela é o seu plano de marketing. Se o filme é “a grande aposta da Warner Bros. para o ano”, ou se o filme teve um estande enorme numa CCXP, isso pode aliviar um pouco do receio dos exibidores e abrir mais salas. Mas seja por limite de orçamento, por falta de mão-de-obra, ou por baixa prioridade, não foi algo que a Sony quis fazer com este filme.

Dito isso, os resultados foram bons, e serão um ótimo argumento para quando o vindouro segundo filme de HAIKYU!! der as caras, concluindo a série. Imagino que a franquia seguirá os mesmos passos de Demon Slayer, cujo primeiro filme durante a pandemia vendeu apenas 82 mil ingressos, mas preparou o terreno para que os filmes seguintes vendessem 148 mil e 385 mil.

Veja também:

⇒ Crítica | Haikyu!! The Dumpster Battle


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.