O youtuber Danilo Modolo, do canal TokuDoc, lança a terceira e última edição do livro sobre o famoso herói gigante da Nebulosa M-78, pela Editora Estronho. Rebatizado como Ultraman – o Gigante da Terra da Luz, o material apresenta informações sobre bastidores, curiosidades, além de entrevistas exclusivas com dubladores brasileiros e pessoas envolvidas com o clássico de 1966 no Brasil.

Segundo Danilo, “essa terceira edição será a definitiva e está revisada, atualizada e ainda mais completa, com mais informações e capítulos, em uma versão que supera as anteriores”. O lançamento do livro Ultraman – o Gigante da Terra da Luz aconteceu numa live realizada pelo canal TokuDoc, na noite deste domingo (22). Disponível apenas em versão física com capa dura (formato 15 x 22 cm), o livro já está à venda exclusivamente na loja virtual do canal.

Lembrando que a publicação não é um produto oficial de Ultraman, e sim um documento jornalístico/biográfico sobre a série de TV, feito de fã pra fã. Veja as imagens:

Sinopse:

O patrulheiro Shin Hayata está fazendo uma ronda em seu jato, quando avista duas bolas de
energia cruzando o céu. A azul é o monstro Bemlar, e a vermelha é Ultraman, que o escoltava
para a prisão espacial. Acidentalmente, a vermelha colide com a nave do patrulheiro, que morre.
Para compensar a “barbeiragem” aérea e a morte acidental do humano, o herói aparece em sua
forma real e, sensibilizado, insere sua energia vital em Hayata, imaginando que dessa forma, como
um patrulheiro, pode ajudar a proteger o planeta das ameaças, tanto espaciais como de mais
monstros que possam aparecer.

Este livro contra as origens e a história do personagem – que é referência para outras produções
dentro e fora do gênero tokusatsu –, detalhes e curiosidades da série de TV e de suas obras
derivadas, além de trazer entrevistas exclusivas com os dubladores brasileiros. Há também uma
lista dos monstros da série de 1966, e a relação dos membros da família UItra nestes mais de 50
anos da franquia, com registros de suas primeiras aparições.

Danilo Modolo foi o entrevistado do terceiro episódio do quadro O Japão na Minha Vida, realizado pelo JBox TV, o nosso canal no YouTube. Assista:


Fonte: Release de imprensa


Sobre Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.