Desde o surgimento dos fansubbers, grupos que legendam animes e séries de tv e os disponibilizam gratuitamente na internet, muito tem se comentado sobre seus prós e contras. Independente de qualquer conclusão que se tenha chegado, os mesmos podem ser considerados criminosos caso um projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo (ex-governador de Minas que é “adorado” pelo povo mineiro) seja aprovado. O Blog do Sérgio Amadeu explica a situação neste link.

Pelo projeto, passará a ser crime qualquer atividade que use ou viole os direitos autorais pela internet, seja baixar animes fansubados, fazer fanfics (@_@) e qualquer troca de arquivos (em rede P2P, Torrents…) sem autorização dos detentores dos direitos do material. Acessando o link, é possível ficar por dentro do assunto, bem como ter acesso ao conteúdo de tal lei.

Engraçado é que ninguém faz lei contra a imunidade parlamentar, contra as 2 férias ao ano dos nossos políticos, contra os cartões corporativos, contra as ONGs de fachada que sugam o dinheiro público como um ralo, contra as centenas de empreiteiras que nunca terminam sua obras mas recebem o dinheirinho do contribuinte, contra os mensalões e derivados (a cada dia aparece um novo escândalo!), gestões incompetentes e irresponsáveis…

Caso esse projeto de lei realmente seja aprovado (o que é bem provável), nos vemos em alguma cadeia por aí. Espero que possamos levar mangás. =|