O texto abaixo foi resgatado no dia 16/02/2019, direto do blog JBox-News, o “embrião” do site JBox. Houve revisão para corrigir equívocos, mantendo a coerência com a época original em que foi publicado, dia 26 de abril de 2004.


Enquanto os otakus brasileiros precisam acender vela pra lançarem um DVD de anime de forma decente (entendam: com divulgação, extras, menus bem produzidos…), nossos “patrícios” portugueses tão rindo à toa… Cerca de 90% dos animes lançados no Brasil se encontram disponíveis em DVD no mercado português!

Pra vocês terem uma idéia, grande maioria dos animes exibidos na Fox Kids de lá, são lançadas pela própria (!) e outras distribuidoras no mercado. Tem Transformers, Flint, Mon Colle, Beyblade, Monster Rancher, Power Stone (esse passou aqui na Globo!)… Os DVDs geralmente ficam nos primeiros volumes e não possuem extras fantásticos, mas de qualquer forma já é alguma coisa!

Mas se você acha que isso é tudo… Preparem-se pra entrarem em choque: Visions of Escaflowne, Neon Genesis Evangelion, Trigun e até mesmo longas-metragens de Doraemon (um verdadeiro ícone do Japão, que passou batido no Brasil no comecinho dos anos 1990 na Manchete, e que hoje tenta ser relançado pela Imagine Action Dalicença) possuem DVDs na terrinha da dança do vira, e com qualidade de acabamento muito boa (extras, opções variadas de áudio e legendas… enfim, tudo que queríamos também)!

Infelizmente, o português de Portugal não é exatamente igual ao nosso…

Cá entre nos: por que as distribuidora brasileiras não se interessam por animes da mesma forma que acontece em outros países? Será que o mercado ainda não está pronto pra tanta oferta? O fracasso de iniciativas como a do Studio Gabia deixam margem para dúvidas sobre isso (lembram quanta coisa ia sair?).

De qualquer forma… Se tiver uma tia ou avô lá terra de Cabral, pede pra ele mandar de presente uns legendados que dá pra entender sem problemas!