ultramanmoe

Lembram quando anunciamos aqui o lançamento dos DVDs “supeitos” do clássico Ultraman? Pois é… Eis que pra nossa surpresa, novos episódios foram disponibilizados pela Mel Editora – a mesma que lançou Samurai X de forma cretina. Seguindo a fórmula “vamos meter qualquer coisa no DVD e faturar”, a empresa colocou no mercado mais 5 discos com episódios avulsos, não dando sequência ao que já tinha sido lançado pela Editora D+T.

Embora chamemos de suspeitos, fica meio evidente que o material é lançado sem autorização da Tsuburaya, pois foram usadas imagens do Ultraman Moebius (por isso a foto dessa nota não é a do Ultraman original =P) para ilustrar algumas das capas. Até o momento achamos 4 volumes com 2 episódios cada. Ao menos o responsável pela seleção dos capítulos parece ter bom gosto, pois foram escolhidos os mais clássicos da série – como o duplo “O Príncipe dos Monstros” para o volume 1 . Existe ainda um quinto DVD, com 3 episódios, que traz inclusive o último capítulo da série, mas o dono da banca de jornal (sim, esse era um dos pontos de venda @_@) disse que esse estava esgotado.

Embora muitos fãs até achem lançamentos dessa forma “bacanas”, esse tipo de prática só prejudica a chegada do material original ao mercado brasileiro. Fora que os japas inflacionam o preço das coisas, em virtude da existência desse tipo de picaretagem por aqui. Se essas empresas pagassem pelos direitos do que lançam, seguramente teríamos um mercado mais sólido para o gênero dos animes e tokusatsus. A iniciativa podia partir de empresários picaretas que faturam horrores vendendo pirataria em grandes eventos, mas preferem a ilegalidade que ajudar o mercado a crescer – ou melhor, se formar. Ou vai dizer que não dá mais gosto ter o Jaspion da Focus ou o Naruto da PlayArte em mãos do que os DVDs ripados da internet?