O “remake” de Neon Genesis Evangelion acaba de ter sua terceira parte anunciada para o dia 17 de novembro deste ano nos cinemas japoneses. A obra — que está sendo adaptada em 4 filmes — começou a ser remontada em 2007 e só agora caminha para sua conclusão.

Rebuild of Evangelion não se trata simplesmente de uma recontagem da mesma história. O diretor fez a adaptação do primeiro filme de maneira que narra fielmente os seis primeiros episódios do anime, porém, no segundo longa vemos novos elementos que diferem do original de 1995.

Evangelion conta a história de três (quatro, cinco…) crianças escolhidas pela organização NERV que devem pilotar “robôs” chamados de Evangelion para proteger a humanidade dos “Anjos“. Apenas crianças compatíveis podem pilotar os seres mecânicos.

Ao longo da história, somos convidados a acompanhar o profundo psicológico de Shinji, os mistérios de Rei Ayanami, as birras de Asuka, o passado da corporação NERV, sua participação no evento chamado “Segundo Impacto” e muito mais. O final da série foi um verdadeiro debate psicológico não muito objetivo, fazendo a GAINAX lançar dois longas após a conclusão da série de tv contando uma espécie de “novo final”.

Rebuild of Evangelion 3.0 – You Can (not) Redo sofreu um atraso na produção e será lançado 3 anos depois do segundo filme.

No Brasil, a Paris Filmes já lançou os dois primeiros longas em DVD (o primeiro também saiu em Blu-Ray), com dublagem inclusa. Agora resta saber quando sairá a última parte e se a distribuidora brasileira pretende continuar lançando os filmes aqui.