dd

O jogo de hoje é um dos que marcou o início da minha adolescência. A primeira vez que o joguei foi em 2001, e passei muito tempo com ele, sendo que era só a demo (!!) que veio com meu Dreamcast.  Estamos falando da criação de Tomonobu Itagaki, Dead or Alive 2.

Bom, a franquia Dead or Alive passou por maus bocados nos últimos anos, devido ao jogo do PSP (chamado pelos produtores de Material Masturbatório. E amigos, eu QUERIA estar brincando). Mas no passado, era uma franquia que tinha certo respeito (sem trocadilhos com peitos, por favor) e batia de frente tranquilamente com os ases do 3D fighting, como Tekken, Virtua Fighter e a série Soul (primeiro o Edge, depois os Calibur).

Dead or Alive 2 foi o auge da franquia, que infelizmente migrou para os consoles da Microsoft e decaiu (não que tenha a ver um fato com o outro, mas que é coincidência é).

O jogo se passa certo tempo depois da morte do patrocinador do primeiro torneio. O mundo se tornou um caos e a ameaça do terrível Tengu paira sob a entrada do novo século. Doze lutadores irão participar de um novo torneio, cada um com uma motivação diferente, uma razão distinta para competir.

 doa

DoA2 é do tipo que vicia! Os metralhadores de botão podem se dar bem, mas basta encarar um jogador que gastou 30 minutos pra dominar a jogabilidade do game e terá o chão encerado com a sua cara. A jogabilidade é totalmente descomplicada, com alguns botões é possível fazer combos simples, temos agarrões e o melhor do jogo: contra-ataques.

Isso, aliado aos cenários que ajudam o lutador. Sim, pois alguns cenários tem níveis, ou seja, podemos jogar o adversário longe, e ele cair alguns metros antes de continuar a luta, causando um belo dano! Temos ainda aredes explosivas, que podem aliados a um contra-ataque bem encaixado, ajudar a virar a luta.

Outra coisa legal são as lutas em Tag-Team, que com os lutadores corretos, “habilitam” golpes combinados que dão um efeito visual bonito.

A dificuldade do jog0 é mediana, consegui terminar no Very Hard sem muitas complicações (o que aumenta com a dificuldade é a quantidade de contra-ataques do adversário).

Junto com Soul Calibur, é um dos games de luta mais belos já vistos no Dreamcast, ainda hoje impressiona. Os cenários são lindos, pode-se observar detalhes longínquos, e em alguns casos são enormes, como o do telhado que pode tanto cair pra um lado, quanto para o outro na parede (que dá para um templo bacana) ou o do Teatro que tem 2 sub-níveis.

 doa2

Os lutadores estão bem modelados e bonitos, as lutadoras principalmente. Uma das coisas do primeiro jogo que foi bem corrigida, foi o sistema de peitos, que ficou mais realista. Não, não tô de palhaçada, no primeiro jogo eles balançavam como as mãos de um sujeito com mal de parkinson no meio de um terremoto, aqui eles parecem com peitos de verdade. Alguns efeitos, como a água de alguns cenários e a neve do cenário de gelo são bem feitos.

A trilha sonora de Dead or Alive 2 é divina. Não sou um grande fã de techno por exemplo, mas em DoA 2, eles fizeram uma das trilhas de fighting games mais legais de todos os tempos. O tema da Helena, que mistura por exemplo Techno e Violino é foderástico.

Todos os temas do jogo são ótimos, é daquela trilha pra se ter e colocar no seu mp3, mp4, iPod, iPhod e ir ouvindo a caminho do trabalho. Graças a Deus não tivemos dublagem americana, então a Japonesa fez um baita trabalho. As vozes estão muito bem encaixadas em cada personagem.

Dead or Alive 2 é um dos clássicos que não envelheceram, já fazem 14 anos desde o lançamento da versão arcade e 13 da de Dreamcast e ainda continua impressionante. Graças aos jogos mais recentes (Dimensions e as duas versões de DoA 5 [Consoles e Vita]), a série recuperou um pouco de seu brilho . Mas se a Tecmo e o Team Ninja tivessem se focado mais na jogabilidade e menos no Aerosmith (quem conhece DoA 3 sabe do q falo), talvez DoA ainda rivalizasse com Tekken e Virtua Fighter.

doa23

Enfim, se puder, jogue a versão do Dreamcast, a do PS2 tem loadings um pouco maiores e uns serrilhados que não existem na versão de Dreamcast. Mas ainda assim, no maldito site da Tecmo quando se entra na página de DoA 2, só se vê a versão PS2… Ingratos!

O único ponto contra de DoA 2 é o número de personagens (12), fora isso, é um jogo perfeito e COM PEITOS! SIM, A RAZÃO PARA MACHOS JOGAREM ISSO SÃO OS PEITOS!

Avaliação do JBox:  96%