pikachu

A franquia Pokémon já havia dominado o mercado japonês na metade final dos anos 1990 (e deu certa sobrevida ao Game Boy que não tinha tantos títulos notáveis se comparado ao tempo que durou até o lançamento de Pokémon Green/Red) e começava a chegar ao ocidente, tanto com os jogos, quanto com o anime, além de diversos produtos relacionados, entre eles um divertido card game.

E eis que um tempo depois, surge um spin-off da série principal: o título do qual falarei essa semana aqui, que é o Pokémon Trading Card Game, do Game Boy Color, baseado no jogo de cartas citado acima.

Na história, Mark, um fã de pokémons e de suas cartinhas, decide se tornar um duelista para conseguir as cartas lendárias, que são dadas aqueles que vencem o Great Four (equivalente a Elite Four) no Challenge Hall. Então, desafie duelistas e melhore seu Deck, porque a jornada para se tornar um mestre Pokémon será árdua.

pokemon

A jogabilidade de Pokémon TCG é um tanto diferente do Pokémon tradicional e os duelos são definidos de duas maneiras diferentes:

  • Se o treinador ficar sem pokémons na mesa
  • Se o treinador pegar todos os “prêmios” (cartas do deck separadas antes do duelo começar e dadas após um pokémon adversário ser derrotado) do seu lado do campo

Existem três tipos de carta:

  • Carta de Pokémon – Que são os Pokémons que você usa durante os duelos, dependendo do nível os pontos de vida do pokémon serão maiores. Os pokémons podem evoluir, se você tiver a carta do Pokémon evoluído no seu deck (e na mão).
  • Carta de Energia – As cartas necessárias para seus monstrinhos atacarem. Dependendo do ataque que queira executar, algumas cartas são requeridas, estas também podem ser usadas para remover seu pokémon do campo.
  • Cartas de Treinador – Cartas como poção, cura (status), troca de monstros, entre outras, com diversos efeitos, são estratégicas.

No início do jogo, um tutorial ensinando o passo a passo lhe é mostrado na forma de um duelo de prática. Todos os comandos são explicados e você deve escolher entre três starter decks (Charmander & Friends, Squirtle & Friends e Bulbassaur & Friends) e começa a sua busca pelas medalhas dos clubes (num esquema semelhante ao de ginásios da série principal), que darão acesso ao Hall do Desafio (Challenge Hall), que falando de grosso modo, é a Elite Four. Ah, e também há um rival, que é claro, como todo rival, desdenha de você e caberá a você chutar a bunda dele no fim do jogo.

pokemon2

Graficamente, lembra os jogos da série principal, porém como não há muitos mapas (o acesso de um clube a outro se dá por um Mapa Mundi Principal). Estes são caprichados, criativos e bem coloridos, além de diferentes um do outro.

As imagens estáticas dos pokémons das cartas são bem criativas, embora o Pikachu Lv 12 seja feinho que dói. Existem alguns efeitos visuais dos ataques, nada que impressione muito, apenas uma pirulitagem básica, não há muito o que fazer para deixar os duelos mais emocionantes.

Sonoramente são chiptunes agradáveis, embora não sejam épicos como os da série principal (Red/Blue e Yellow; Silver/Gold e Crystal), cumprem bem o seu papel, mesmo que a música de batalha fique enjoativa após muitos duelos.

Finalizando, um dos poucos pontos negativos de Pokémon Trading Card Game, é a sua dificuldade, que é bem alta, você apanhará muito, mas muito mesmo para vencer um duelo. Uma dose enorme de estratégia, boas cartas e sorte são necessárias. Duele muito antes de desafiar um mestre de Clube para conseguir boas cartas, ou ele varrerá o chão com sua bunda.

Recomendado principalmente para fãs da franquia, caso não seja, tire um ponto da nota final. =P

Uma continuação/expansão foi lançada apenas no Japão, baseado na nova expansão do jogo de cartas (Team Rocket Expansion, em Pokémon Trading Card Game GB2: Team Great Rocket is Here!). Nele, foi adicionada uma ilha a mais para o jogador viajar além da possibilidade de escolher entre Mark, o protagonista do jogo anterior e Mint, uma menina.

Avaliação JBox: 85%