Começa este mês de julho no Centro Cultural Banco do Brasil a mostra Monstros no Cinema, reunindo dezenas de clássicos mundiais que atravessam gerações. Entre “King Kong“, “Drácula“, “Frankstein“, “Lobisomem” e até mesmo os “Gremlins“, é claro que há espaço para o maior ícone do cinema japonês.

O clássico Godzilla de 1954, marco na história da sétima arte, está presente na lista da mostra que chega primeiro à Brasília, indo de 12 de julho até o dia 7 de agosto. A exibição do filme japonês em Brasília acontece no dia 19 de julho, às 20h30.

Além de Brasília, Monstros no Cinema também tem temporadas confirmadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, que aguardam o fechamento do cronograma. Confira a programação completa aqui.

Com direção de Ishiro Honda, Godzilla mostra um Japão aterrorizado após uma onda de explosões em navios. O que parecia ser uma consequência de atividades vulcânicas é na verdade a revolta de um monstro gigantesco, nascido dos testes nucleares dos americanos.

O filme é considerado precursor do gênero tokusatsu, popularizado através das séries japonesas de heróis contra monstros de borracha, rodeado por explosões e efeitos especiais. Rendeu mais de 30 produções derivadas, incluindo longas de Hollywood. Para 2019, está previsto um novo filme americano dirigido por Michael Dougherty, chamado Godzilla: King of the Monsters.


SERVIÇO

“Godzilla” na mostra Montros no Cinema
Especificações do filme: Japão, preto e branco, 96min
Classificação indicativa: 12 anos
Quando: 19 de julho
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília – Setor de Clubes Sul, Trecho 2 (próximo à ponte JK)

[Via Press Release]