Keiko Moritsugu é uma artista japonesa que já trabalhou em dois animes de grande sucesso: ela contribuiu como artista de CG para Doraemon, série que veio a ser considerada um ícone cultural; e também criou designs de personagens para serem usados na animação de Pokémon (nas fases Black & White e XY). Eis que recentemente, Keiko se expressou no Twitter, comentando sua frustração com a forma que os animes deixam de abordar situações sociais, e como preferem usar personagens ‘sexys‘ para impulsionar vendas. A artista também elogiou Marvel e DC:

A qualidade dos filmes da Marvel e DC fica cada vez melhor, e a razão disto é que eles trabalham, em seus roteiros, questões que a sociedade está lidando. A animação japonesa tornou-se incapaz de fazer isso. A metodologia para fazer anime é “Enquanto colocarmos algo sexy, podemos enganar otakus e fazer com que eles comprem isso, certo?

https://twitter.com/W_Fei_hung/status/1121391946436501505

Em seguida, Keiko acrescentou falando sobre as diferenças culturais:

Hoje em dia, se você fizer um filme japonês como ‘Zootopia‘, eu acho que as pessoas na internet ficariam chateadas e diriam coisas como ‘mate as feministas!’ ou ‘espere, esse filme só foi feito pra agradar as minorias.’ Mas não há nada de errado. Isto mostra que um filme pode ter relevância social.

Apesar das declarações controversas, é possível concordar com sua opinião? Certamente a maioria dos animes populares abordam com muito menos frequência tais questões que grandes quadrinhos e filmes americanos, por exemplo. Pobreza, violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas, religião, e outros assuntos que afetam direta ou indiretamente muitos ou todos os membros de uma sociedade ainda são pouco abordados ou completamente ignorados por uma grande parte dos estúdios e autores japoneses em suas obras. Enquanto Marvel e DC já falam sobre isso há anos, até mesmo em histórias para um público mais juvenil (Jovens Titãs), as maiores editoras japonesas ainda parecem tratar tais temas com muito receio. Comumente também há a discussão sobre quão exagerado é ou pode ser a sexualização de personagens femininas. Tais discussões parecem perdurar pelos próximos e muitos anos.

No entanto, claramente é um equívoco comparar as vendas de cada uma. Enquanto filmes de super-heróis faturam milhões nos cinemas, as vendas de animes e mangás atualmente conseguem muito mais que suas contrapartes em quadrinhos.

[Via ComicBook]