Saudações inca-venusianas! (Awika!) Finalmente o primeiro Kamen Rider da nova era japonesa está entre nós. Aqui você vai ficar sabendo de todos os detalhes no nosso especial sobre o novo motoqueiro mascarado. A coluna de hoje também está cheia de novidades sobre Power Rangers. E eu conto o que rolou de tokusatsu no Anime Friends 2019. Vem com a gente!


Terceira geração

https://www.youtube.com/watch?v=PEwiCnVfL4w

Vídeo da coletiva de imprensa de Kamen Rider Zero-One

Como prometido na semana passada, a Toei revelou oficialmente as informações iniciais de Kamen Rider Zero-One. A conferência de imprensa aconteceu nesta quarta (17) e apresenta o visual do primeiro motoqueiro mascarado da era Reiwa (dias antes, um catálogo da série vazou e apresentou outros heróis, dispositivos de transformação, armas e formas).

Kamen Rider Zero-One será produzido por Chihiro Inoue (TV Asahi) e Takahito Omori (Toei), que trabalharam em outras séries da franquia. O roteiro é assinado por Yuya Takahashi, o mesmo de Kamen Rider Ex-Aid e do anime Lupin III Part 4. Jun Watanabe assume a direção de cenas de ação, substituindo Takeshi Mizaki que trabalhou em 13 séries dos Heisei Riders, incluindo a vigente Kamen Rider Zi-O. Go Sakabe será o compositor da nova série. Sua única atuação na franquia, até então, era em Kamen Rider Ghost.

A trama será ambientada num Japão onde androides de IA (Inteligência Artificial) chamados Humagear substituem trabalhadores humanos em vários empregos. Com o intuito de destruir a humanidade, o grupo terrorista Metsubo Jinrai.net consegue dominar os Humagear. Enquanto isso, o governo cria uma organização anti-IA chamado A.I.M.S. que luta contra os robôs malignos. O A.I.M.S. conta com agentes que são capazes de se transformarem em Kamen Riders.

Aruto Hiden é o alter-ego do herói-título. Ele não possui senso de humor, porém pretende se tornar um comediante no futuro. Aruto é surpreendido quando o testamento de seu avô o chama de CEO da Hiden Intelligence. Mesmo sem pretensão de assumir tal cargo, Aruto recebe o Zero-One Driver e se converte para Kamen Rider Zero-One quando um Humagear aparece.

Aruto terá que lutar contra Metsubo Jinrai.net e A.I.M.S., que são hostis à IA.


Quem é quem

Conheça os personagens principais de Kamen Rider Zero-One:

Aruto Hiden/Kamen Rider Zero-One; interpretado por Fumiya Takashi (18)

Ele se transforma em Kamen Rider através do Zero-One Driver após se tornar presidente da Hiden Intelligence, mediante testamento de seu avô. Aruto luta contra os Humagear que foram controlados pela organização terrorista Metsubo Jinrai.net.

 

Isamu Fuwa/Kamen Rider Vulcan; interpretado por Ryutarou Okada (25)

Líder da organização especial anti-IA, A.I.M.S. Um lutador com excelentes habilidades que enfrenta terroristas pela segurança da cidade.

 

Iz; interpretada por Noa Tsurushima (18)

Uma androide Humagear que serve como secretária de Aruto.

 

Yua Yaiba/Kamen Rider Valkyrie; interpretada por Hiroe Igeta (22)

A conselheira técnica de A.I.M.S.. Ela se destaca na batalha graças a sua força.

 

Jin; interpretado por Daisuke Nakagawa (21)

O comandante de campo da organização terrorista Metsubo Jinrai.net.

 

Horobi; interpretado por Shuya Sunagawa (24)

O líder da Metsubo Jinrai.net.

 

Shun Fukuzoe; interpretado pelo comediante Kazuya Kojima (47)

Vice-Presidente da Hiden Intelligence. Um homem ambicioso que cobiçou o lugar do presidente para si mesmo até ficar chocado com a nomeação súbita de Aruto.


Trailer

Assista o trailer oficial de Kamen Rider Zero-One:

Kamen Rider Zero-One estreia dia 1 de setembro via TV Asahi. A série vai ao ar semanalmente aos domingos às 9h da manhã (horário oficial de Tóquio).


TV paga

O Cartoon Network anunciou na última sexta (12) a estreia de Power Rangers Beast Morphers. Uma pré-estreia foi divulgada para sábado (13) à tarde, mas isso não aconteceu. As operadoras de TV por assinatura também não informavam a série para o mesmo dia e hora (leia aqui).

Em tempo, a nova temporada de Power Rangers (e a primeira produzida pela Hasbro) estreou normalmente no dia 15 de julho e vai ao ar toda segunda a partir das 16h30 com reprise aos sábados às 16h.


Streaming

Outra surpresa aconteceu no início da semana. O Prime Video, serviço de streaming Amazon, lançou nesta segunda (15) os clássicos Jiraiya, Jiban e o filme Garo: A Flauta Secreta. Mais informações você confere aqui.

Nota do colunista: Há pelo menos dois problemas com Jiraiya e Jiban no catálogo da Amazon Prime. O primeiro é a divisão em duas temporadas cada, algo que não existe na franquia Metal Hero. E o segundo é a famigerada imagem capturada das reprises do Toei Channel. Ou seja, sem a devida digitalização de imagem.


Participação especial

Susuka Morita (26), a Shinken Yellow de Samurai Sentai Shinkenger (2009) e a Shelly de Uchuu Keiji Gavan: The Movie (2012), estará em Kishiryu Sentai Ryusoulger The Movie: Time Slip! Dino Panic!!. O filme de verão da atual série Super Sentai estreia no próximo dia 26.


Chamado de Aqua

Atsushi Arai (26) reprisa o papel de Miharu Minato/Kamen Rider Aqua no episódio 44 de Kamen Rider Zi-O, intitulado “2019: Aqua no Yobi go e” (2019: O Chamado de Aqua). O retorno do personagem foi confirmado na semana passada através de um guia de TV.

Aqua apareceu pela primeira vez em 2011 no filme Kamen Rider × Kamen Rider Fourze & OOO: Movie Taisen Mega Max.

O episódio vai ao ar neste domingo (21).


Santa tartaruga!

As Tartarugas Ninja estão de volta ao universo de Power Rangers. O novo encontro será nos quadrinhos. A BOOM! Studios irá lançar Mighty Morphin Power Rangers/Teenage Mutant Ninja Turtles em cinco volumes. O primeiro será publicado nos EUA a partir de 4 de dezembro. Ryan Parrot assina o roteiro e Simone di Meo fará as ilustrações.

Leonardo e sua turma apareceram pela primeira vez na franquia em 1998 no episódio 4 de Power Rangers no Espaço. É que no ano anterior os personagens estrelaram Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação, série de 26 episódios produzida pela antiga Saban e exibida no Brasil pelas emissoras Fox Kids e Globo. A trama apresentou a heroína Venus de Milo.

Nota do colunista: Tanto Power Rangers no Espaço quanto Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação estão disponíveis atualmente no catálogo da Netflix.


Novos poderes

Duas imagens do novo catálogo de brinquedos de Ultraman Taiga foram publicadas.

Na primeira podemos conferir um novo power-up para o herói chamado Taiga Tri-Blade, que o converte para Ultraman Taiga Tri Strium. A espada pode invocar 3 tipos de chamas que representam Taiga, Titus e Fuma e também pode combinar essa chama para ataques mais poderosos.

Na imagem seguinte temos outro power-up chamado Plasma Zero, que concede o poder de Ultraman Zero onde ataques mais poderosos são desferidos. O catálogo também apresenta o DX Ultra Accessory Set 04, que concede o Trisquad-let, o Gigadelos Ring e o Gorothunder Ring.

Veja na galeria:


Redes sociais

Em comemoração aos 65 anos de Godzilla, a Toho inaugurou duas novas contas da franquia nas redes sociais. Tome nota e siga:


Balde de água fria

Em entrevista para o site Reddit Ama, Dacre Montgomery (24), o Jason/Ranger Vermelho do filme Power Rangers (de 2017) revelou que ele e o resto do elenco não irão retornar. Ao ser indagado sobre o futuro dos heróis no cinema, ele respondeu: “Eu acho que há um filme em desenvolvimento, mas não será comigo e nem com o elenco. Então sim, mas não com a gente“.

Uma pena, já que o filme tinha tudo para ter uma digna sequência pela Lionsgate, apesar do sucesso mediano.

No início do ano, a Hasbro anunciou que vai trabalhar com marca para o cinema nos próximos anos em parceria com a Paramount (saiba mais aqui).

Nota do colunista: a entrevista serviu para promover a nova temporada de Stranger Things, onde Montgomery interpreta o playboy Billy Hargrove.


Max Ryusoul

Nos próximos episódios de Ryusoulger, Ryusoul Red obtém uma nova armadura de batalha e vai combinar os poderes dos Ryusouls através da arma chamada Max Ryusoul Charger.

O mais novo Kishiryu é revelado na íntegra – o gélido Pteradon com duas configurações únicas: o Pit Mode, parecido com um ovo e o mecha voador, Yoku Ryu Oh. Pteradon também incluirá um novo Kou Ryu Soul – o Hie Hie Soul, que garante uma armadura especial e permite ao usuário realizar ataques baseados no gelo.

Pteradon pode combinar com Tyramigo e Mosa Rex para formar a combinação mais forte até hoje: King Kishi Ryu Oh.

Veja na galeria:

 


Dragão branco

https://www.youtube.com/watch?v=SEbKirRQ3lA

O canal Bat in the Sun lançou um trailer do projeto Legend of the White Dragon, estrelado por atores e atrizes de Power Rangers. Entre os nomes estão: Jason David Frank, Johnny Young Bosch, Jason Faunt, Ciara Hannah, Yoshi Sudarso, Jena Frank e Chrysti Ane.

Sinopse oficial (tradução livre):

Na outonada, a cidade foi dizimada. Um lembrete passado da grande batalha e queda dos heróis. Como resultado da morte e destruição, a cidade ficou conhecida como Angel Graves. Os heróis foram culpados, despojados de seus títulos e caçados. Mas como o mal mais uma vez ameaça voltar, eles devem se erguer das cinzas com o poder do Dragão Branco.


AF 2019

Neste fim de semana estive no evento Anime Friends. Foi a primeira vez que visitei o evento paulista. O sonho era antigo (e bem antes de sonhar em escrever em blog e coluna). Então, estive cobrindo o evento pelo JBox nos dias 13 e 14 de julho.

Nota do editor: O César é de Fortaleza, longe pra caramba!

Lá eu conheci pessoalmente os companheiros de portal Lucas Nascimento, Kazu e Talles “Teke” Queiroz. Ajudei eles no que eles precisaram para a cobertura do evento. O AF foi bem corrido, houve alguns imprevistos, mas no geral foi ótimo. Particularmente fui bem recepcionado pelo pessoal da imprensa do AF, que foram bastante solícitos (meus agradecimentos em nome da equipe). Mas esse espaço é sobre tokusatsu e é claro que ainda vai rolar matérias sobre outros assuntos do evento aqui no portal. Então vamos ao que interessa.

Lucas Nascimento, Kazu e César Filho

Cheguei no Anhembi por volta das 9h da manhã de sábado, uma hora antes do evento começar. O primeiro item de tokusatsu que vi foi o traje da Sailor Venus, usado pela atriz Ayaka Komatsu no live action de Sailor Moon (2003). Ela esteve no evento e participou de palestras com a galera do programa Senpai TV durante os três dias. Infelizmente não conseguimos conciliar horário (os finais de tarde foram corridos), mas deu pra acompanhar a repercussão nas redes sociais. Por sinal, Ayaka é carismática e os fãs de Sailor Moon foram muito bem agraciados.

Aproveitei o resto do tempo para ver os estandes. Fui no espaço tokusatsu (organizado pelo grupo TokuBrasil) e tirei várias fotos dos materiais. O cenário era muito bonito — com a imagem da Pedreira da Toei. Alguns ângulos davam a impressão de que os heróis estavam mesmo naquele local sagrado que foi palco de batalhas.

Nesse espaço conheci pessoas que também curtem tokusatsu. Algumas eu já tinha contato via internet. Outras eram leitores do meu blog e dessa coluna. E como não pode faltar, tinha também cosplays de tokusatsu como National Kid, Júpiter (de Cybercop), Changeman, Red Mask, Kamen Rider Kabuto, entre outros.

 

No domingo, conheci o ilustrador Michel Borges. Ele, junto com o roteirista Fábio Yabu, está desenvolvendo o mangá nacional O Regresso de Jaspion, que deve ser publicado ainda em 2019 pela Editora JBC. Simpático, Michel disse que é leitor de longa data do JBox e conversamos um pouco sobre tokusatsu. O momento foi rápido, mas bem legal. Ele foi muito bem atencioso.

Agora, um dos grandes momentos que vivenciei no AF foi o espetáculo inédito Ultraman Heroes: A Vingança de Belial. A trama era focada em Ultraseven, seu filho Ultraman Zero e também Ultraman Geed. O primeiro Ultraman e Ultraman Mebius também apareceram, mas num momento em que os demais mais precisavam de uma ajudinha contra o diabólico Ultraman Belial.

Olha, com o perdão do trocadilho, esse show é de outro planeta e contou com uma tecnologia mais avançada que a da Terra. Me impressionei não só com a empolgação do público, como também com a sincronia dos efeitos especiais, das lutas, do cenário. É de encher os olhos e deixar qualquer fã de Ultra chorando e/ou de boca aberta. Merece um texto completo muito logo logo.

No mesmo dia, conheci pessoalmente o meu amigo Bone Lopes, do canal Resistência Tokusatsu. Na oportunidade conheci pessoalmente outros dois membros do grupo que foram ao evento, Maurício Guarche e Carlos Martins. Gravei uma entrevista com eles no stand da loja Anime Hunter, tocado pelo fã de tokusatsu Edurdado Moroboshi. No bate-papo, que ainda vai ao ar no canal, fizemos um breve balanço sobre as atrações do gênero e falei um pouco sobre os eventos de tokusatsu em Fortaleza (cidade onde essa coluna é produzida).

Carlos Martins, Bone Lopes, César Filho e Maurício Guarche

Logo depois da entrevista, fomos ao auditório onde aconteceram as palestras com os atores Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto. Atrasamos um pouco, mas deu pra pegar boa parte. Estavam presentes os apresentadores Clayton Ferreira e Anderson “Hater Man” Abraços do programa Senpai TV e as graciosas idols Yuko Hayama e Misao Ueda (vencedoras do concurso da Asetia para repórteres oficiais da edição paulista) para interagir com os astros de Jiraiya.

Hashimoto falou que participou de outras séries tokusatsu como Denji Sentai Megaranger (de 1997). Uma curiosidade que ele contou – e que pouca gente sabia – é que ele emprestou sua voz para King Ranger, o sexto herói da série Choriki Sentai Ohranger (de 1995) apenas nos episódios 26 e 27.

Hashimoto e Tsutsui numa palestra especial com os apresentadores do programa Senpai TV

Tsutsui contou que antes de vir ao Brasil pela primeira vez, em 2004, ele ficou muito surpreso com a quantidade de fãs por aqui e que ficou muito surpreso e feliz. Hashimoto esteve pela primeira vez em nosso país no AF 2018. Quando chegou no Brasil disse “opa!” ao ver a animação dos fãs. Na ocasião, uma menina foi escolhida para fazer uma pergunta e simplesmente disse “eu amo o Jiraiya“.

Ainda com as perguntas do público, Tsutsui respondeu sobre os desafios de fazer uma série tokusatsu. “A armadura do Jiraiya no verão é muito quente e no inverno é muito frio. (…) E aquela roupa precisa de ajuda pra ir ao banheiro. Não dá pra ir ao banheiro a toda hora“. Hashimoto disse: “E nessas horas eu estava lá na fogueira pensando: ‘Nossa! Que trabalho pesado!’” Hashimoto ainda ganhou uma camisa do Tiger Ranger como presente de uma fã, que aproveitou para pedir que os dois “Takumis” cantassem juntos o tema de abertura de Zyuranger. Tsutsui não sabia e algumas pessoas da plateia diziam “a gente te ajuda!“. Hashimoto soltou a voz e o público cantou junto.

Após as perguntas, houve uma interação com o público onde eles tinham que responder quem eram os inimigos que apareciam no trecho do episódio 2 de Jiraiya (era o trio de Karasutengu lutando contra o ninja olimpíada). Havia outro trecho especialmente separado para Tsutsui que logo respondeu “entendi”. A cena era do episódio 10, no momento em que Toha recebe de seu pai Tetsuzan a armadura olímpica restaurada e o upgrade Jiraiya Power Protector, e vai à luta contra Kanin Dragon e Chang Kung Fu. Os dois trechos, inclusive, estavam com a imagem remasterizada e com áudio original.

Anderson perguntou como foi para Tsutsui o sentimento de receber a nova armadura e lutar contra os inimigos em seguida. Ele disse: “Naquela hora decidi. Depois que eu receber a segunda parte da minha armadura, eu não deveria perder pra mais nenhum inimigo“.

Takumi Tsutsui relembra o momento em que Toha recebeu a nova armadura olímpica

Depois do trecho, Tsutsui ainda brincou gritando “Espada Olímpica!” (em português) e fazendo a pose do herói antes de desferir o golpe frontal. Outra interação começou onde cinco pessoas da plateia foram escolhidas para imitar a pose de apresentação do Jiraiya. A primeira escolhida foi uma menina de aproximadamente 5 anos de idade que falou que queria conhecer os atores. Ela ganhou das mãos de Tsutsui uma espadinha e foi aplaudida pelo público. Um dos escolhidos até imitou a pose de transformação de Zyuranger gritando “Dino Buckler!” e em seguida Hashimoto também fez o mesmo.

Já no finalzinho, Tsutsui disse que à frente estava sentada uma mulher “muito bonita” (em português). Ela era nada menos que a Yumi Matsuzawa, cantora dos temas da saga de “Hades” no anime Os Cavaleiros do Zodíaco (e também a eterna musa deste colunista). Vestida de quimono e com a simpatia de sempre, ela se apresentou dizendo “Boa tarde. Eu sou Yumi Matsuzawa.” Hashimoto pediu para que ela cantasse seu grande clássico, Chikyuugi, e ela atendeu cantando, à capela, a versão brasileira do primeiro tema de abertura de “Hades”. Tsutsui perguntou à Yumi se já havia assistido à sua série de TV. “Eu assistia Jiraiya no YouTube, mas comecei a assistir Ninninger, o Tsutsui apareceu de repente e fiquei surpresa“, respondeu a cantora. Houve uma breve competição para presentear alguém da plateia e Yumi comandou a brincadeira do jonkenpô (pedra, papel e tesoura).

A palestra terminou com Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto cantando SHI·NO·BI ’88, o contagiante tema de encerramento de Jiraiya. Ah, teve também foto oficial com o público.

No geral, gostei bastante do Anime Friends. Não desmerecendo outros eventos de cultura pop, obviamente, mas a edição paulista está de parabéns por continuar investindo e acreditando no tokusatsu. Não é à toa que o evento é uma referência para os fãs de cultura pop japonesa de outros estados brasileiros e não deixa de lado as nossas raízes. O exemplo deveria ser analisado e seguido ao redor do Brasil.

E como iniciante em coberturas de imprensa (essa é minha segunda vez), adquiri um pouco mais de experiência. Já estou em casa e minha passagem por São Paulo me deixou saudades. Não somente pelas atrações, mas também por pessoas bacanas que eu conheci dentro e fora do evento. Infelizmente não pude conhecer outras pessoas que mantenho contato via internet e que eu queria ver em SP, mas fica para uma próxima oportunidade.

*Agradecimentos a Victor Rodrigues, Lucas Nascimento, Kazu, Talles Queiroz, Imprensa Anime Friends, Resistência Tokusatsu, Eduardo Moroboshi, Michel Borges e Senpai TV.