Quatro anos após uma negociação mal sucedida com a Netflix, a Sato Company finalmente parece ter encontrado um destino para seu catálogo de séries tokusatsu clássicas. Depois de Jiraiya e Jiban, é a vez de Changeman e Flashman aparecerem entre as atrações do Prime Video, serviço de streaming da Amazon. As séries estão disponíveis apenas com o áudio dublado em português, a mesma versão exibida no passado pela Rede Manchete, e seguindo uma divisão por temporadas (que nunca existiu). A chamada “1ª temporada” de Changeman (os primeiros 27 episódios) ainda estava indisponível até o fechamento dessa nota.

Com isso, sobram apenas Jaspion e National Kid entre as séries mais antigas em poder da Sato que ainda não estão por lá. Vale lembrar que Jaspion atualmente é exibido oficialmente pelo PlayPlus, serviço da streaming da Record TV, enquanto National Kid aparece com alguns episódios no YouTube pelo canal Tokusatsu TV, da própria empresa de Nelson Sato.

Além desses, em matéria de tokusatsu o Prime Video também traz dois filmes da franquia Garo (Red Requiem e A Flauta Secreta) e a série original Amazon Riders (disponível apenas com áudio original e legendas em inglês, chinês e coreano).

 

Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.

Por intermédio da Everest Video, Changeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.

Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.

Clique aqui para acessar a página de Changeman.

 

Comando Estrelar Flashman é a décima série da franquia Super Sentai, produzida em 1986 pela Toei Company. A saga dos cinco jovens terráqueos Jin, Dan Goh, Sara e Lu começa vintes anos antes quando eles são sequestrados por Caçadores Espaciais ainda na infância. O quinteto é salvo por habitantes do Planeta Flash e passa por um árduo treinamento para aprender técnicas especiais. Ao saberem que o Cruzador Imperial Mess, liderado por Monarca La Deus, está a caminho do Planeta Terra, Jin e os outro partem para o nosso planeta. Assim começa a jornada dos Flashman, em defesa da Terra e à procura de seus verdadeiros pais.

Devido ao boom de Jaspion e Changeman no Brasil, Flashman foi licenciado pela Everest Vídeo e estreou na extinta Rede Manchete em 6 de março de 1989 como atração do programa Clube da Criança. Até hoje é uma das séries mais queridas pelos fãs brasileiros de tokusatsu e é também reconhecida como uma das melhores séries Super Sentai lançadas por aqui.

Nos anos 1990, Flashman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2010, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD.

Clique aqui para acessar a página de Flashman.