Durante o painel da Sato Company realizado hoje (7) na CCXP, um trailer com novidades da empresa para 2020 revelou que a remasterização em 4k do clássico Akira será lançada no Brasil. No entanto, ainda não há nenhuma data, tampouco informações de como a exibição aconteceria por aqui.

Momento do anúncio no painel. Na legenda “Lançamento em versão 4k”. | Imagem: Heitor Lemos

Conhecido também como “Ultra HD”, o formato 4k representa a qualidade máxima em imagem para as exibições domésticas atualmente, com formato de reprodução girando em torno de 3840 x 2160 pixels. Essa nova versão para o clássico de 1988 foi anunciada em julho deste ano, durante o evento Anime Expo, tendo previsão de lançamento no Japão para o dia 24 de abril de 2020.

Um teaser também foi divulgado na época:

Vale lembrar que além dessa versão em 4k do filme clássico, Akira vai ganhar uma série animada pelo estúdio Sunrise, com pretensões de aproveitar melhor o conteúdo do mangá (que não havia sido finalizado na época de lançamento do longa nos anos 1980).

A Sato Company atua na distribuição de conteúdos japoneses no Brasil desde a década de 1980 e sempre foi a responsável pelo filme por aqui – que encontra-se disponível pela Netflix, Amazon Prime Video,YouTube Filmes e Telecine Play.

[Via Painel Sato Company na CCXP]


Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com o 6º e último volume lançado neste mês de dezembro, durante a CCXP.

O filme animado também pode ser visto via streaming pela Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play e alugado digitalmente pelo NOW e YouTube Filmes. Em DVD e Blu-ray, foi lançado por aqui pela Focus Filmes. Um novo animê foi anunciado, enquanto uma adaptação em live-action segue em produção pela Warner.