Saudações inca-venusianas! (Awika!) Série derivada de Kamen Rider Zero-One está a caminho; Nova temporada de Power Rangers Morfagem Feroz tem data marcada nos EUA; E você vai relembrar os melhores episódios de Changeman no nosso Top 10. Fique ligado! Muita informação sobre tokusatsu a partir de agora na Coluna do Daileon! E se perder, o Buba vai cobrar o aluguel! hahaha…


Minissérie

Project Thouser será a minissérie de Kamen Rider Zero-One que será incluída como extra no primeiro volume do Blu-ray Collection da série, que será lançado no dia 8 de abril com os primeiros 16 episódios da série de TV.

Como o título sugere, a série derivada será focada em Gai Amatsu, o alter-ego de Kamen Rider Thouser. Ainda não há detalhes sobre a trama, mas o que se sabe é que a direção será de Shojiro Nakazawa e o roteiro será de Minato Takano.

Comentário: Gai Amatsu é o misterioso presidente da ZAIA Enterprise, que foi revelado no episódio 10 de Zero-One. Ele tem 45 anos, mas aparenta ser um jovem de aproximadamente 24 (!). Curioso pra saber quais mistérios serão revelados sobre sua origem.


J-Pédia

Amiguinhos, lançamos nesta quarta (29) nosso novo projeto: o J-Pedia. Nossa enciclopédia da cultura pop japonesa no Brasil ainda tem pouca coisa, mas estamos trabalhando para a constante expansão de novos conteúdos. Lá você vai encontrar matérias sobre séries japonesas exibidas no Brasil, entrevistas, perfis de grandes nomes das séries japonesas, além de guias de episódios.

Acesse aqui a pagina J-Pédia e acompanhe todas as atualizações pelo Twitter @jboxjpedia.

Ah, inauguramos o projeto com uma matéria atualizada e corrigida sobre Jaspion. O texto foi refeito em parceria entre mim e o grande Leandro “Larc” Oliveira, sob revisão do senpai Rafael Jiback. Confira aqui.

Comentário: Pô, tô felizão por fazer parte dessa nova fase do site, do qual sou leitor desde 2009. Em virtude desse lançamento, matérias comemorativas de séries tokusatsu não acontecerão mais aqui na Coluna. Ou seja, títulos abordados por aqui como Jiraiya, Jiban, Maskman, Bicrossers, entre outros vão ganhar páginas completinhas no J-Pédia num futuro próximo. Mas não se preocupe. Sempre que uma série tokusatsu completar aniversário, ela será lembrada aqui neste happy hour semanal. Os clássicos continuarão coexistindo com as produções recentes/atuais. ;)


No fear, no pain

Kamen Rder Kuuga completou 20 anos de sua estreia na TV Asahi nesta quinta (30). Estrelada por Joe Odagiri, a série marcou o início da era Heisei na franquia.

Apostando no sucesso das novas reprises d’Os Cavaleiros do Zodíaco no Cartoon Network (lá no distante ano de 2003), a DaLicença, antiga distribuidora do sr. Luiz Angelotti, tentou inserir Kuuga na TV brasileira. Mas nada se concretizou, infelizmente. :/

O vídeo acima é do preview do primeiro episódio exibido logo após o final de Moero!! Robocon (a primeira obra póstuma de Shotaro Ishinomori).

Comentário: Na Coluna do Daileon#72 eu apontei Kamen Rider Kuuga como uma das 10 séries mais importantes do gênero tokusatsu. Foi inovadora em seu tempo por fugir de padrões e adotar um aspecto com episódios mais sisudos. A Toei não iria produzir outras séries na sequência e pretendia fazer uma releitura de outros heróis criados por Ishinomori como Kikaider e Inazuman. Kuuga caiu no gosto dos japoneses e o sucesso rendeu a produção de Kamen Rider Agito (2001), a série da franquia de maior audiência na era Heisei (com média de 11.7%) e que marcou os 30 anos da série original.

E é uma pena que perdemos uma boa oportunidade de conferir uma excelente série como Kuuga na TV brasileira. O nome Kamen Rider ainda estava ativo na memória afetiva dos brasileiros por causa de Black e Black RX. O fim da Rede Manchete, o cancelamento de Ultraman Tiga na Record e a constante falta de interesse das emissoras por esse tipo de produção foram fatores que contribuíram pra isso. Sentimos esses efeitos até hoje.


Memória

Veja quais séries tokusatsu completam aniversário nesta semana:

  • Denshi Sentai Denziman – 40 anos neste domingo (2);
  • Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) – 35 anos neste domingo (2);
  • Esquadrão Especial Winspector (Tokkei Winspector) – 30 anos nesta terça (4);
  • Juukou B-Fighter (Big Bad Beetleborgs no ocidente) – 25 anos nesta quarta (5);
  • Power Rangers S.P.D. (adaptação americana de Dekaranger) – 15 anos nesta quarta (5).

Fim do mês

A segunda temporada de Power Rangers: Morfagem Feroz já tem data marcada na Nickelodeon americana: 22 de fevereiro, sábado de carnaval.

A Hasbro divulgou os nomes dos dois primeiros episódios: Believe It Or Not e Save Our Shores. Até o momento, as sinopses não foram divulgadas.

A nova temporada deverá estrear no meio deste ano no Cartoon Network e em janeiro de 2021 pela Netflix.


Metal perigoso

É fim de mês e não será diferente em 2020. Vamos conferir as scans da Televi Magazine para saber o que vai acontecer nas séries tokusatsu em fevereiro.

Em Kamen Rider Zero-One, nosso herói usará a uma nova Progrise Key e se transformará na sua forma mais poderosa: Kamen Rider Zero-One Metal Cluster Hopper.

Só que o uso dessa forma tem um preço: Metal Cluster Hopper ataca qualquer coisa ou pessoa que estiver por perto.

Nos próximos episódios surgirá a arma Progrise Hopper Blade, especialmente criada para tratar dos HumaGears infectados. Veja na galeria:


Marrom

Em Ryusoulger, Eras, a grande mãe da Tribo Druidon, desperta para a batalha final contra os Cavaleiros. Para derrotá-la, os nossos heróis devem convocar todas as configurações de armaduras e armas obtidas ao longo da série, mas isso pode ser inútil.

Quando tudo parece estar perdido para Ryusoulger, surge um novo guerreiro: o misterioso Ryusoul Brown! O visual nada mais é que Gaisorg pintado de marrom (!). Veja na galeria:


Mashins

A nova edição da Televi Magazine também revela detalhes sobre os mechas de Mashin Sentai Kiramager. Confira:

Através de suas jóias, os heróis podem convocar os seguintes mechas: Mashin Fire, Mashin Jetter, Mashin Shoyellow, Mashin Mach e Mashin Hellico.

Os Mashins são capazes de fazer as seguintes combinações:

  • Fire, Shoyellow e Mach se unem para formar o lutador Land Mage;
  • Jetter e Hellico se conectam para criar o Sky Mage;
  • E todos os cinco Mashins podem se combinar para formar o robô gigante Kiramaizin.

Outros Mashins também aparecerão:

  • Mashin Carry – um caminhão roxo;
  • Mashin Rolland – um rolo compressor laranja;
  • Mashin Lifton – uma empilhadeira ciana.

Kiramager estreia em 8 de março na TV Asahi e vai ao ar todos os domingos, pontualmente às 9h30 da manhã, logo após Kamen Rider Zero-One. Antes, o quinteto dará as caras no filme Ryusoulger VS Lupinranger VS Patranger no próximo fim de semana, dia 8 de fevereiro.


Show da despedida

Kishiryu Sentai Ryusoulger Final Live Tour 2020 marcará a despedida da atual série Super Sentai em março. O evento terá roteiro original de Junpei Yamaoka. Os cantores Tomohiro Hatano e Sister MAYO estarão presentes para cantar os temas de abertura e encerramento, respectivamente.

Comentário: Vai ter dancinha sim, senhor! Sem mais. :D


Participações especiais

Keisuke Minami (34), o Houou Soldier em Kyuranger e Arisa Komiya (25), a Yellow Buster em Go-Busters, farão participações especiais nos episódios 21 e 22 de Kamen Rider Zero-One.

Minami será um HumaGear advogado, enquanto Koimya interpreta Chiharu, uma vítima que faz parte do julgamento contra o acusado de uma frade de casamento.

Os episódios vão ao ar nos dias 2 e 9 de fevereiro.

Comentário: Minami teve destaque em Kyuranger e principalmente em Kyuranger vs. Space Squad. Komiya desponta há algum tempo também como cantora e dubladora de animês. Convites importantes para Zero-One.


Reencontro

No Twitter, a atriz Satomi Hirose (39), a Ninja White Tsuruhime de Ninja Sentai Kakuranger (1994), registrou seu reencontro com o ator Teruaki Ogawa (51), o Ninja Red Sasuke da mesma série.

Nota: Kakuranger serviu de adaptação para a terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers e seu epílogo, a minissérie Mighty Morphin Alien Rangers.


Making of

Kazuo Oishi, o discípulo do desenhista Katsushi Murakami, postou em sua conta no Facebook o ensaio fotográfico do elenco de Maskman, realizado em dezembro de 1986. Assista:


Tuiteiro

Shinji Kasahara (45), ator que interpretou Nanoto Takizawa/Time Fire em Timeranger (versão original de Power Rangers Força do Tempo), agora está no Twitter através do @twikasashin.


TokuTour

Nosso amigo Ricardo Cruz virou destaque do portal UOL nesta segunda (27). Ele falou sobre a excursão com o ator Hiroshi Watari que acontecerá em novembro deste ano.

Depois que publiquei o vídeo, em que o Hiroshi Watari sugere levar os fãs para a pedreira, em todos os eventos e nas redes sociais a galera me pedia para acontecer de verdade. Decidi colocar na prática, desenvolvemos o projeto e anunciamos no começo do ano. A procura foi maior do que eu imaginava, até surpreendente.

Leia a matéria completa aqui.


Top 10

Os melhores episódios de Changeman

O Esquadrão Relâmpago completa 35 anos

Sucesso da extinta Rede Manchete entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990 ao lado de Jaspion, o clássico Esquadrão Relâmpago Changeman completa 35 anos neste domingo (2). Produzida pela Toei Company entre 1985 e 1986, esta foi a nona série da franquia Super Sentai e foi a primeira da mesma a ser exibida no Brasil. A trama contava a saga dos militares Tsurugi, Hayate, Oozora, Sayaka e Mai, que passaram a manifestar a “Força Terrestre” para enfrentar o Império Gozma, liderado por Bazoo e seus piratas do espaço.

Para comemorar esse marco, a Coluna do Daileon preparou um ranking com os melhores episódios deste clássico. Vamos Change!

 

10) Episódio 30 – Avante, Pegasus

Ozora conhece um cavalo de corrida chamado Pegasus, que está prestes a ser sacrificado, e passa a criá-lo. Enquanto isso, uma estranha torrente de metais cai do céu, causando destruição de máquinas e aparelhos elétricos de Tóquio, graças ao monstro espacial Delical. Ao atender um misterioso chamado da fera mitológica que Ozora representa, o cavalo Pegasus vai salvá-lo das garras de Delical e se sacrifica para deter os atentados. Esse com certeza foi o episódio que teve o final mais triste de Changeman e deve ter arrancado muitas lágrimas da criançada da época.

 

9) Episódio 37 – O Desaparecimento de Dragon

Ahames convoca o monstro Genium (Barulka, baseado no Alien Metron de Ultra Seven) para analisar todos os ataques dos Changeman. Change Dragon desaparece numa explosão e é dado como morto. Porém, Tsurugi sobrevive e resolve deixar de ser o que era para derrotar Genium. O cérebro eletrônico do monstro espacial é destruído quando surge um guerreiro misterioso. O episódio serve de exemplo para trabalhar bem a tática de enganar o aliado para enganar o inimigo (coisa que a Toei andou banalizando nos últimos tempos em crossovers entre Super Sentai e Kamen Rider).

 

8) Episódio 33 – O Fim de Giluke

Após a tentativa fracassada de capturar Nana no episódio anterior, Giluke promete a Bazoo que vai se banhar na Aura Energética. Sentindo que sua transformação está se aproximando, Nana é capturada por Giluke, que implora para que a garota emane a Aura Energética. Mas Ahames acaba roubando essa energia. Por ser uma technoliqueana, Nana tem uma infância curta e cresce rapidamente numa adolescente. Ela se despede do quinteto e foge. Sem alternativa, Giluke enfrenta sozinho os Changeman e perde. Bazoo sepulta Giluke, ainda com vida, para o Cemitério Espacial.

 

7) Episódio 35 – S.O.S. Planeta Terra

Ahames e seu exército voltam a atacar os Changeman. Nem mesmo a Power Bazooka é capaz de quebrar a parede invisível de Ahames. Como golpe de misericórdia, Ahames desfere o golpe Energia Mortal (Hard Attack) contra os heróis, que perdem suas forças. Ozora corre desesperadamente para recuperar os poderes da Força Terrestre. Apesar de ser bem chato ao repetir várias vezes “A Força Terrestre está me chamando!” e coisas do tipo, Ozora é alertado para que ele não caia em obsessão. Mesmo com uma força limite, o clima é próximo de batalha decisiva.

 

6) Episódio 36 – A Super Potência

Pensando que a força que deu origem aos Changeman desapareceu da Terra, Ahames ataca a cidade para atrair os heróis, que já não tem mais o mesmo fôlego de antes para lutarem. Depois de serem derrotados por Ahames, Tsurugi e os outros são desafiados pelo Sargento Ibuki, que até dispara raios com uma pistola e ainda é chamado de “demônio” por eles (!). Mas a intenção de Ibuki é para que os heróis não percam suas esperanças na Força Terrestre diante à provação. A Força Terrestre desperta mais uma vez neste desfecho da saga da Aura Energética. Pra se ter uma ideia, até a munição da Power Bazooka passa a ser criada por essa energia e finalmente consegue destruir o campo de força de Ahames (com direito a um novo ângulo de explosão do monstro da semana — quer dizer, um boneco sendo explodido numa maquete). Destaque para Ibuki, que entrou em ação para enfrentar o exército de Gozma.

 

5) Episódio 43 – Super Giluke

O Fantasma Giluke (Ghost Girook) reaparece e transforma vaga-lumes espaciais no espacial Gordan (Gouda). Enquanto isso, Sayaka e Mai protegem Nana de um novo ataque de Giluke. Tsurugi é capturado por Gordon e é levado para uma ilha. A condição é que tragam Nana, mas ela mesma vai para o ataque. A garota cai na emboscada dos inimigos e desperta a Aura Energética. Com isso, Giluke se transforma em Super Giluke (Super Girook) e cria um corpo de aparência demoníaca e se tornando o vilão mais periculoso de toda a série.

 

4) Episódio 48 – A Paixão de Buba*

Super Giluke desafia Buba e planeja transformá-lo num monstro espacial para destruir os Changeman. Dragon salva Buba e ambos são atacados por Brutus (Bubukar). Mas o monstro espacial da vez e Buba são abduzidos por um disco voador. O pirata espacial se reencontra com a pirata feminina Zeal. Mesmo gravemente ferido, Buba desafia Dragon para um duelo, mas Zeal o enfrenta no lugar do pirata espacial e é acidentalmente ferida pela lança de Brutus. Super Giluke aparece mais uma vez para tentar transformar Buba, mas Zeal salva seu amado e se sacrifica. Esse foi mais um dos poucos episódios de Changeman com um final triste e impossível não se compadecer com o vilão com a voz do Seu Barriga (Pague o aluguel!).

*Nota: Esse episódio foi exibido pela primeira vez em 8 de janeiro de 1986, uma quarta-feira (das 17h30 às 17h55). Changeman havia dado uma pausa no último sábado do ano anterior, mas a TV Asahi tinha que dar um jeito pra fechar o calendário de exibição da série, que ganhou mais quatro episódios por conta do atraso na pré-produção de Flashman (adiado para 1º de março de 1986). O episódio 49 foi exibido normalmente no dia 11 de janeiro das 18h às 18h25, em seu horário habitual nas noites de sábado.

 

3) Episódio 54 – A Batalha Final

A Base Shuttle sofre um ataque de Gozmard, a nave do Império Gozma, e faz um pouso de emergência. Tsurugi e Nana partem para a batalha final contra o demoníaco Super Giluke, que se transforma no monstro espacial Giraz. Por incrível que pareça, o penúltimo episódio teve mais cara de final do que o seguinte. É que a Toei acabou dando um banho de água fria ao revelar o segredo de Bazoo, que não era nada de tão aterrador como pensávamos. Destaque para o ator Shouhei Yamamoto, que faleceu em 30 de outubro de 2019 e deixou como legado o papel desse que foi o maior vilão de Changeman. Um outro destaque vai para o também saudoso dublador Marcos Lander, que emprestou sua voz para Giluke e mais tarde para Wandar em Flashman.

2) Episódio 53 – A Vingança de Ahames

Praticamente sozinha, Ahames é transformada por Super Giluke no monstro espacial Mezu e descobre a localização da base secreta do Esquadrão Relâmpago. Sargento Ibuki entra no embate e revela sua verdadeira identidade. Ahames consegue se separar de Mezu e destrói pessoalmente a base secreta. A atuação dramática da vilã interpretada pela atriz Fukumi Kuroda rendeu a audiência de 16.1% para Changeman, a maior de toda a série. A dubladora brasileira Nair Silva também é responsável por eternizar o grande momento na memória do público brasileiro.

 

1) Episódio 52 – A Morte de Buba

Após a traição de Gata (Gator), Shima pergunta para si mesma sobre sua subserviência a Gozma. Ahames desafia os Changeman para mais uma batalha e aparece o monstro espacial Dalen (Daril), que misteriosamente tem a capacidade de formar a Energia Amanga Negativa com Shima. O problema é que Dalen tem uma forte ligação com a extinta terra-natal da vilã com voz masculina. Shima resolve trair o Império e recebe um golpe da Espada Vital de Buba. O que parecia ser um ataque mortal, na verdade foi uma espécie de quebra de maldição e Shima volta a ter uma voz feminina. O episódio foi marcado pelos fãs mais antigos de Super Sentai pela luta de Change Dragon e Buba ao pôr do sol, onde o pirata espacial, interpretado pelo veterano dublê Yoshinori Okamoto (Galdan em Flashman), morre bravamente. De longe, esse é o episódio de Changeman mais emocionante na memória afetiva dos brasileiros.

 

Todos os 55 episódios de Changeman estão disponíveis na plataforma de streaming Amazon Prime Video. E em breve, uma matéria completa sobre o Esquadrão Relâmpago no J-Pédia. Aguardem! ;)