Quando este site nasceu, lá em 2004 (sem contar os projetos antecessores, o JapanX e o ÓrbitaX), tínhamos como missão catalogar tudo de japonês que tinha sido exibido por aqui em TV ou lançado em fitas VHS e DVDs. Era um trabalho arqueológico diretamente inspirado em revistas informativas dos anos 1990, como a Herói e a Animax – de onde também puxamos um jeito mais “irreverente” de tratar desse assunto que tanto gostamos.

As matérias informativas sobre animês e seriados tokusatsu lançados no Brasil foram o DNA do JBox durante muito tempo. E bem, muita coisa também mudou de lá pra cá. O acesso à informação se expandiu, assim também como a forma de consumo desse tipo de produto via plataformas digitais. Imagina querer catalogar tudo numa época que dezenas de séries estreiam a cada trimestre por aqui simultaneamente com o Japão? Aquela vontade do catálogo completo parece ainda mais utópico agora.

Depois de algumas reformulações no site, nossa seção de matérias acabou oficialmente desativada – embora alguns “googladores” ainda conseguissem acessá-las. A ideia era voltar com elas em algum momento em um site mais robusto, com tudo organizadinho e devidamente corrigido – porque sim, muitos erros acabaram se perpetuando em nossos textos, já que a apuração também não era das mais fáceis há mais de dez anos.

Aquele site que idealizamos acabou não saindo do papel (por diversas questões), mas conseguimos tocar em frente essa página que você está acessando. Então matutando diariamente, enfim conseguimos reviver o nosso DNA neste projeto que apelidamos de J-Pédia, claramente pretensioso. Aqui a intenção será de preservar o máximo possível da memória das produções nipônicas que tanto mexeram e mexem como nosso imaginário. Além das MATÉRIAS informativas (devidamente expandidas, atualizadas e corrigidas), resolvemos ampliar o leque do catálogo, trazendo também PERFIS de profissionais ligados a animês e tokusatsu, GUIAS DE EPISÓDIOS e ENTREVISTAS com gente ligada à área.

A J-Pédia ainda está engatinhando, mas esperamos que logo possamos ter um banco bem completo que sirva de consulta para quem ama esse universo tanto quanto a gente. :)


Você pode acessar a J-Pédia no menu principal do JBox ou pelo link www.jbox.com.br/j-pedia. Pelo Twitter, registraremos todas as atualizações pelo perfil @jboxjpedia