Em face do rápido aumento de casos do novo coronavírus (COVID-19), a organização do Anime Japan 2020 optou por cancelar o evento, que aconteceria entre 21 e 24 de março. A decisão vem 10 dias depois de informarem considerar o cancelamento devido ao surto. O Family Anime Festa 2020, que ocorreria nos dias 21 e 22 de março, também foi cancelado. Os ingressos serão reembolsados.

O Anime Japan é um dos maiores eventos de animê do Japão e do mundo, com diversos estúdios anunciando novidades na feira. Neste ano, por exemplo, estava previsto um painel de Bleach com novidades. Mas, considerando o surto do novo coronavírus, alguns grandes nomes, como a Bushiroad, já tinham cancelado seus painéis no evento.

Informes no site do Anime Japan.

 

No dia 4 de fevereiro, o cruzeiro americano Diamond Princess estava atracado no Japão quando foram confirmados 10 casos de passageiros com o COVID-19. Oficiais do governo admitem que a resposta do país ao caso não foi muito eficiente. Sem contar os infectados na embarcação, há mais de 200 casos confirmados no país, segundo o relatório oficial mais recente (divulgado hoje, ontem o número de casos era de 186 – nossa matéria anterior falava em 70 casos), mas alguns críticos acreditam que o governo deixou de fazer alguns testes, para talvez criar a impressão de uma magnitude menor do surto. As aulas no Japão estão canceladas durante boa parte do mês de março. Há ainda a possibilidade das Olimpíadas de Tóquio serem canceladas.

Segundo o Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Existem diversos tipos de coronavírus, mas um novo agente, o COVID-19, tem preocupado autoridades devido ao alto índice de contágio e gravidade da doença. No dia 31 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto é uma emergência internacional de saúde. No Brasil, há um caso confirmado até o momento.

Fonte: Anime Japan