Nos últimos dias, uma hipótese foi levantada pelo perfil do Twitter do Gusta, youtuber do canal LeeGusta (dedicado ao universo Pokémon) e podcaster do Anime Crazies. Com base em um jogo de palavras feito por Charles Emmanuel, atual dublador do Ash Ketchum no animê Pokémon, em um vídeo publicado pelo próprio, o ator não seria mais a voz do personagem no Brasil.

No vídeo em questão, Charles comentava sobre a dublagem de Mewtwo Contra-ataca: Evolução, filme que estreou recentemente pela Netflix. Em determinado momento, o dublador declara o seguinte: “[…] eu queria agradecer a todo mundo que me deu uma chance, que me deu apoio nessa jornada. Eu juro pra vocês que eu fiz com o maior carinho. Mas agora eu não tenho mais espada e nem escudo pra me defender“. Os termos espada e escudo chamaram a atenção de Gusta, pela clara referência aos jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield, lançamentos mais recentes da franquia para o Nintendo Switch.

O “tom de despedida” da fala de Charles também colaborou para a desconfiança, que fez com que Leandro S. Ferreira, do canal LeeGengar (também dedicado a Pokémon) apurasse as informações e chegasse a algo mais conclusivo. Segundo as fontes do jornalista e youtuber, a dublagem da série animada estaria agora em mãos do estúdio Double Sound do Rio de Janeiro (o mesmo do animê original de Beyblade), e não mais no MGE Studios (responsável por Pokémon desde a temporada XYZ).

A página oficial do Double Sound confirma que a franquia Pokémon está entre os trabalhos atuais do estúdio (confira no registro abaixo). Ainda segundo as fontes de Leandro, alguns dubladores cariocas não trabalham para a Double Sound, o que influenciaria em mais uma troca de elenco da série (que por mais de uma década permaneceu por estúdios paulistas, com poucas trocas no elenco principal).

Página oficial do estúdio Double Sound destaca ‘Pokémon’. | Reprodução

Você pode acompanhar o caso com mais detalhes no vídeo postado pelo canal LeeGengar:

Até o fechamento deste post, ainda não houve um anúncio oficial sobre qualquer troca de elenco. A dublagem segue sigilos contratuais, e dificilmente informações desse tipo são liberadas antes da exibição oficial.

Atualmente, o Cartoon Network exibe no Brasil a fase Pokémon Sol e Lua, havendo episódios inéditos a serem transmitidos. Ainda não se sabe se a troca ocorreu para os episódios finais dessa fase (como aconteceu no passado) ou se a mudança começaria a partir da nova geração, que estreou no ano passado no Japão.

Fonte: Canal LeeGengar


Pokémon é um dos produtos nipônicos de maior relevância mundial. A série animada (que tem como base os games lançados para o Game Boy em 1996) conta a história de Ash Ketchum (Satoshi), um aspirante a treinador de Pokémon: monstrinhos poderosos e capturáveis, que podem ser utilizados em torneios de batalhas por todo mundo. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.

A franquia segue firme nas principais mídias. Atualmente, a fase Pokémon Sol & Lua é exibida no Brasil pelo Cartoon Network e Netflix. Em novembro de 2019, foram lançados os jogos Pokémon Sword e Shield para no Nintendo Switch. Em maio de 2019 estreou nos cinemas o filme Detetive Pikachu, com Ryan Reynolds como voz do personagem título, tornando-se a maior bilheteria de um longa baseado em um game na ocasião.