Levando em conta o cenário atual da pandemia do novo coronavírus, a Pokémon Company International optou por cancelar o Campeonato Internacional de Pokémon 2020 que ocorreria dos dias 26 a 28 de junho em Columbus (EUA) e também o Campeonato Mundial 2020, previsto para os dias 14 a 16 de agosto, em Londres (Inglaterra).

Com isso, também ficam suspensos os torneios e eventos relacionados à Play! Pokémon previstos para este ano. Quaisquer pontos que os jogadores tivessem acumulado para as competições deste ano serão transferidos para as edições de 2021, novos pontos não serão mais distribuídos no momento.

A Pokémon Company planeja também remanejar os convites do Mundial 2020 para o Mundial 2021, preparando uma festa ainda maior para o próximo ano. A empresa tomou essas decisões pautadas nas indicações de especialistas em saúde, buscando proteger a saúde dos competidores, organizadores, trabalhadores e todos que acabam, de alguma forma, envolvidos com esses eventos.

 

Reprodução/Nintendo, GAME FREAK, ShoPro.

 

A Play! Pokémon, antes chamada Pokémon Organized Play (POP), é uma subdivisão da Pokémon Company International existente desde 2003, responsável por organizar diversos campeonatos de Pokémon, tanto de cartas quanto dos jogos eletrônicos, além de também montar outros eventos para jogadores casuais. Torneios locais oficiais podem não ser diretamente organizados por ela, mas têm o aval da empresa.

Segundo o Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Existem diversos tipos de coronavírus, mas um novo agente, o COVID-19, tem preocupado autoridades devido ao alto índice de contágio e gravidade da doença. No dia 31 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto é uma emergência internacional de saúde, já qualificado como pandemia.

O Brasil já possui mais de 6 mil infectados e 200 mortos devido ao vírus. Todos os estados passam por um período de isolamento social, medida recomendada por diversos especialistas. Seguindo as mesmas diretrizes, diversas editoras de mangá também vêm tomando providências frente ao cenário, afetando também a rotina de lançamentos de algumas delas. Outros cuidados importantes, além de ficar em casa, incluem lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto, já que o contágio se dá principalmente pelas vias aéreas.

Fonte: Pokémon Company