A Pokémon Company divulgou ganhos de 15,3 bilhões de ienes (763 milhões de reais) no último ano fiscal japonês, que foi de março de 2019 até fevereiro de 2020, um aumento de 14,8% com relação ao ano anterior. A geração de novos jogos, Sword & Shield, lançada em novembro do ano passado, é um dos fatores relevantes para esse aumento, junto com Pokémon GO.

Embora não haja dados oficiais, estimativas apontam que 2019 foi o melhor ano para o mais famoso jogo mobile de Pokémon, com arrecadação em torno de 894 milhões de dólares (4,8 bilhões de reais – sim, o dólar está alto). Já Sword & Shield venderam, juntos, mais de 16 milhões de cópias, sendo então a melhor estreia no Switch (hoje, já foi superada por Animal Crossing: New Horizons).

Além disso, a Pokémon Center, outra empresa do grupo Pokémon, teve ganhos de 174 milhões de ienes (8 milhões de reais), um aumento de 55%. Com isso tudo, esse é o segundo melhor ano da Pokémon Company, ficando atrás apenas do ano fiscal compreendendo Março 2016-Fevereiro 2017, quando Pokémon GO foi lançado, momento em que a empresa faturou 15,9 bilhões de ienes (793 milhões de reais).

Mas nem tudo são flores. Por causa da pandemia, a Pokémon Company International cancelou todos os torneios oficiais previstos para este ano e Pokémon GO promoveu atualizações permitindo jogar sem sair de casa. O contexto atual leva a crer que 2020 será um ano um pouco menos feliz em vários aspectos.


Fonte: Siliconera