Final Fantasy: Após encerrar ‘Mobius’ globalmente, Square Enix disponibiliza trilha sonora do jogo

Jogo estava oficialmente disponível para dispositivos móveis brasileiros desde 2016.

No dia 30 de junho, a Square Enix encerrou, conforme previamente avisado, a versão global de Mobius Final Fantasy, um jogo para celular da franquia. O serviço japonês já havia sido encerrado em março. A nota informativa sobre o fechamento do serviço citava “discussões difíceis” por trás da decisão.

O jogo estava disponível apenas em inglês, mas já não se encontra mais no ar (como esperado). A história contava sobre os Guerreiros da Luz e Guerreiros do Desespero. Com produção de Yoshinori Kitase (FF X) e roteiro de Kazushige Kojima (FF VII, também o remake), Mobius foi lançado em 2015 para iOS e Android no Japão e a versão global saiu em 2016. No ano seguinte, o jogo foi publicado também na Steam.

No mesmo dia do encerramento global do serviço, a Square Enix colocou o terceiro álbum de trilha sonora do jogo à venda em plataformas digitais como iTunes e Amazon (não tem no Spotify ou Deezer). Ao contrário dos dois primeiros álbuns, esse lançamento é apenas digital, mas está disponível para compra globalmente.


Fonte: Siliconera


Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicada e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamava SquareSoft). O primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.

Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001).  Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.

Publicidade
close