O canal oficial TMS Anime Latino no YouTube adicionou nesta quarta (2) os primeiros 12 episódios de Ashita no Joe 2, baseado no mangá sobre boxe do falecido roteirista Ikki Kajiwara e do ilustrador Tetsuya Chiba, publicado pela Weekly Shonen Magazine entre 1968 e 1973, em 20 volumes. Curiosamente, a versão disponibilizada é com o idioma em espanhol. Portanto, o animê está sendo apresentado como El Campeón, que é justamente seu título oficial na América Latina.

Totalizando 47 episódios exibidos nas noites de segunda-feira pela Nippon TV, de 13 de outubro de 1980 a 31 de agosto de 1981, Ashita no Joe 2 é uma continuação do animê clássico de 1970, produzido pela Mushi Production (a mesma produtora de animações de Osamu Tezuka como Astro Boy e A Princesa e o Cavaleiro). A série começa seis meses depois da morte de Toru Rikiishi, o rival de Joe Yabuki nos ringue. Ao superar esse trauma, Joe decide retornar ao mundo do boxe como o “mensageiro do inferno”. Mas ele teria que resolver determinados problemas de saúde que lhe impediam de atingir a têmpora de seus adversários. Seus grandes rivais nesta série foram o venezuelano Carlos Rivera e principalmente o mexicano Jose Mendoza.

Antes da estreia de Ashita no Joe 2, a TMS lançou um filme em 8 de março de 1980. Trata-se de um remake onde resumia os principais eventos da série anterior, afim de familiarizar o então novo público com a trama. Ainda com a série em exibição na TV japonesa, Ashita no Joe 2 ganhou um filme em 4 de julho de 1981. Nada novo: apenas uma copilação dos primeiros episódios até a luta de Joe contra Carlos Rivera.

Ashita no Joe 2 chegou a ser disponibilizado pela plataforma de streaming Crunchyroll, com legendas em português, mas saiu do catálogo neste ano. A obra de Ikki Kajiwara e Tetsuya Chiba completou 50 anos em 2018. Na ocasião, a emissora japonesa TBS exibiu MEGALOBOX, animê ambientado num futuro onde um motoqueiro sem destino passa a competir num campeonato de boxe, combinado com uma tecnologia avançada. As referências a Ashita no Joe estão presentes, bem como os principais personagens que servem contraparte da série original. Teve transmissão simultânea pela Crunchyroll e foi o animê mais assistido no Brasil da temporada de primavera daquele ano. Uma segunda temporada foi anunciada pela TMS e os novos episódios se passarão 7 anos após os eventos da primeira (saiba mais aqui).

MEGALOBOX está disponível também nos catálogos da Netflix e do Amazon Prime Video.

Assista ao primeiro episódio (em espanhol) de Ashita no Joe 2:

Fonte: Animation Info