Faleceu nesta segunda-feira (7) o ator Osamu Sakuta, o astro principal da série Machineman, exibida no Brasil na década de 1990 pelas emissoras Bandeirantes, Record e TV Guaíba (de Porto Alegre). A causa da morte ainda não foi divulgada. A notícia veio a público pelo ator Hiroshi Watari (Boomerman em Jaspion) em seu perfil no Facebook.

Sakuta nasceu em Kagoshima no dia 9 de julho de 1958. Começou a carreira em 1971, aos 13 anos, fazendo algumas participações em Spectreman, Kamen RiderSuki! Suki!! Majo Sensei, Choujin Barom-1 e Kikaider. Ele tinha, portanto, 62 anos.

Em 1984, foi o astro de Seiun Kamen Machineman (série do mangaká Shotaro Ishinomori), onde interpretou Nikku, um estudante universitário do planeta Ivy, do aglomerado estelar das Plêiades que veio para a Terra, com o objetivo de estudar o comportamento dos seres humanos. Assumindo o disfarce como Ken Takase, ele entra em ação e assume o codinome Machineman, enfrentando as organizações malignas Tentáculo e Polvo.

Sakuta contribuiu para a dublagem de alguns animês, se destacando como Hokuto em B’t X (1996).

Atualização: (8/12 às 21h45):

O portal japonês Natalie divulgou nesta terça (8) que Osamu Sakuta morreu às 23h59 do dia 4 de dezembro, vítima de um câncer no pâncreas, do qual enfrentava desde 2018.


Fonte: Hiroshi Watari (Facebook)

Imagem de capa montada com foto de Brett Homenick.