Algumas semanas após se pronunciar sobre a acusação de plágio, a produção de Tokyo Babylon 2021 postou uma nota no site oficial, dizendo levar o caso muito a sério e que, em decorrência, a data de estreia do animê está adiada por tempo indeterminado.

No informe, eles ainda pedem desculpas a todos, mas afirmam desejar levar um entretenimento que possa ser aproveitado “sem preocupações”. Provavelmente, o atraso se dá pois a equipe deve precisar refazer muita coisa – os designs frutos de plágio talvez não estivessem apenas em materiais promocionais.

Entenda o caso

Quando pôsteres e ilustrações promocionais do animê começaram a sair, um fã notou similaridades entre Hokuto Sumeragi, a irmã do protagonista, e uma imagem promocional do grupo de kpop Red Velvet (que, por sua vez, também tinha seus problemas…). Também havia semelhanças inegáveis entre o protagonista Subaru e um boneco da marca Volks.

Dada a repercussão, o comitê de produção se pronunciou, admitindo que os processos não foram seguidos corretamente e se desculpando pelo erro, além de criar um comitê específico para lidar com questões de direitos autorais. Todos os materiais promocionais da série divulgados até então foram retirados do ar.


Fonte: Tokyo Babylon


Subaru Sumeragi sorrindo em arte de 1991.

Tokyo Babylon é uma obra do CLAMP originalmente publicada de 1990 a 1993 na revista Wings, da editora Shinshokan, com 7 volumes compilados. A JBC publicou a obra no Brasil em 2005, seguindo o mesmo formato da edição japonesa. Entre 1992 e 1994, foram lançados 2 episódios OVA inspirados na série, produzidos pelo estúdio Madhouse.

A história conta sobre Hokuto e Subaru, da família Sumeragi, e Seishirou Sakurazuka. Subaru vai se tornar o futuro chefe da família, praticante de onmyoudou, sendo um mago poderoso. Ele vive, temporariamente, em Tóquio com sua irmã gêmea Hokuto, onde resolve vários casos misteriosos. Seishirou, veterinário e amigo dos dois, passa a ajudar Subaru a cumprir suas tarefas.

Como o irmão acaba tendo muitas dificuldades em Tóquio, Hokuto espera que, se ele tiver sentimentos por Seishirou, ele conseguiria lidar melhor com tudo. A obra é conhecida pelo final trágico, ao qual o mangá X/1999 dá sequência.