O remake de 2018 de Captain Tsubasa (ou Super Campeões) ficou no meio de uma polêmica lá no Chile. A série estava sendo exibida pelo canal TVN em 2019, quando passou uma cena do personagem Jun Misugi dando um tapa no rosto da jovem Yayoi Aoba – existente em outras versões da animação e no mangá.

Imagem: Capa do 10º volume japonês de 'Captain Tsubasa: World Youth'.

Divulgação: Shueisha.

Na época, o Consejo Nacional de Televisión (CNT, Conselho Nacional de Televisão) aplicou uma multa ao canal, ao qualificar o caso como “violência de gênero” (uma violência sofrida devido à identidade de gênero da vítima, em alguns locais o conceito inclui também a identidade sexual) por se tratar de um desenho infantil.

A TVN recorreu à Justiça e agora, no dia 2 de fevereiro, foi noticiado que a Corte de Apelaciones de Santiago (Tribunal de Apelação de Santiago), geralmente encarregado de processos em 2ª instância, anulou a multa.

O entendimento do tribunal é que Misugi não agride Yayoi por ser mulher e sim por ter contado algo que ele queria manter segredo.

Na história, Aoba conta ao protagonista, Tsubasa, sobre a condição cardíaca de Misugi – o personagem tem uma doença no coração que o impede de jogar como gostaria.

Na semifinal contra o Nankatsu, Misugi quer jogar com todas as suas forças e Yayoi, preocupada, resolve abrir o jogo com Tsubasa.

Ao descobrir isso, Misugi fica bravo e dá um tapa na garota, dizendo que não era para ninguém saber (os colegas de equipe dele no Musashi também não sabem). O entendimento da Corte foi de que a motivação da agressão foi a revelação de um assunto privado e não o gênero de Yayoi e, por isso, a multa foi anulada (embora permaneça o fato que a personagem é agredida).

O JBox optou por não reproduzir o vídeo com a cena na matéria. Agradecemos ao Expresso Kyoudai pela dica.


Fonte: ADN Radio


Imagem: Tsubasa e Misaki no mangá original.

A série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002.

O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (além de render várias continuações e spin-offs). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019). No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video.