A Funimation terminou de adicionar ao catálogo os episódios da “segunda parte” do remake de Patrulha Estelar, Yamato 2202, com legendas em português. A série está intitulada na plataforma como Star Blazers, o nome americano da franquia.

Os episódios começaram a entrar no dia 25 de janeiro e agora, finalmente, estão completos. Os 26 episódios da primeira fase, Yamato 2199, entraram no dia 4 de fevereiro, quando apenas o 1º e o último de Yamato 2202 estavam disponíveis.

Por algum motivo, os episódios 22 e 23 dessa segunda parte não aparecem pelo site do streaming, mas é possível encontrá-los pelo app, onde rodam normalmente. Com isso, não conseguimos averiguar exatamente quando a série teria entrado por completo.

Patrulha Estelar Yamato

Star Blazers: Space Battleship Yamato 2199 & 2202

Imagem: Screenshot de página de Star Blazers na Funimation.

Clique na imagem para acessar a página da série. | Reprodução: Funimation.

Space Battleship Yamato 2199 & 2202 são remakes da franquia Space Blatteship Yamato (Uchuu Senkan Yamato). O animê original foi produzido pelo hoje extinto grupo TAC, com 3 temporadas exibidas entre 1974 a 1980 no Japão, além de filmes. Essa animação começou a ser lançada em 1979 nos EUA sob o nome Star Blazers e foi exibida pela primeira vez no Brasil na década de 1980, intitulada Patrulha Estelar.

Quanto aos remakes, Yamato 2199 foi primeiramente exibido nos cinemas japoneses, com 7 filmes lançados entre 2012 e 2013, recontando a primeira temporada da série. Já Yamato 2202 (2017-2019), adapta a segunda temporada, também chegando primeiro aos cinemas em 7 filmes.

Contudo, a versão da Funimation é uma edição que posteriormente foi exibida na TV japonesa (o “formato animê para TV”), com os dois títulos divididos em 52 episódios – são 26 para cada “temporada”.

A história se passa no ano de 2199, quando a raça alienígena dos Gamilas (Gamelons na dublagem do animê) causa um dano radioativo na Terra, impossível de reverter. Os habitantes se refugiam na superfície e a extinção da humanidade está prevista em um ano.

Porém, uma esperança vinda de uma mensagem misteriosa em uma cápsula, faz com que os humanos busquem a salvação no Planeta Iscandar. Para isso, criam a Encouraçado Espacial Yamato, aproveitando a estrutura do clássico navio usado na Segunda Guerra, com a tripulação viajando pelo espaço em busca do elemento que removerá a radiação da Terra.

A NewPOP lançou o mangá clássico de Leiji Matsumoto no Brasil em abril de 2021. No Japão, a obra foi seriada de 1974 a 1975, começando a publicação pouco após a estreia da série na TV. O mangá possui três volumes na versão original, mas saiu por aqui em uma edição especial de volume único.


Fonte: Funimation