Em 29 de junho de 2009…

imagem: recorte de notícia da época comentando a audiência de Cavaleiro Dragão
… estreava na Rede Globo a série americana Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão (Kamen Rider: Dragon Knight), uma produção da Adness Entertainment adaptando livremente Kamen Rider Ryuki (com autorização da Toei, é claro). Apesar de uma estreia com boa audiência, apenas 28 episódios (de 40) foram exibidos (alguns antes mesmo da transmissão americana). A interrupção provavelmente se deu por questões de licenciamento e produção.

Em outubro do mesmo ano, a série entrou no ar no Cartoon Network, sendo um marco: tratava-se do primeiro live-action do canal em sua versão latinoamericana, repetindo algo que já era comum na matriz estadunidense. Até então, a emissora era conhecida por sua programação 24 horas dedicada às animações, ao contrário de concorrentes como a Nickelodeon.

No Cartoon, o Cavaleiro Dragão foi ao ar em horário nobre, às 19h de quarta-feira e 19h30 de domingo, chegando aos “episódios inéditos” (os que não foram exibidos pela Globo) em abril do ano seguinte. Meses antes, no começo de 2010, voltou ao ar na TV Globinho de sábado, mas não durou muito tempo.

Junto com as exibições, uma enxurrada de produtos licenciados entrou no mercado brasileiro na época, de brinquedos (pela Long Jump) a material escolar e chicles. Porém, a vitrine principal para as vendas (a Globo) não ajudou muito e era possível encontrar “encalhes” em diversas lojas por meses.

Apesar do bom começo e da grande aposta, o seriado passou por reveses e teve seus dois últimos episódios cancelados na TV dos EUA — eles ficaram disponíveis no site oficial da hoje extinta 4Kids. Por aqui, mesmo com a reprise, a Globo não exibiu a série completa, que só pôde ser vista até o fim no Cartoon Network e em DVD, já que a PlayArte lançou toda a série em mídia física em 13 volumes (um feito raro, inclusive).

imagem: produtos de Kamen Rider

Alguns dos produtos oficiais da série no Brasil: bonecos, chicles e o último DVD. | Imagem: Reprodução

Depois dessas transmissões, o Cavaleiro Dragão nunca mais foi ao ar na televisão brasileira e amargou o esquecimento a nível mundial. O projeto, criado para atingir crianças “mais velhas” (em comparação ao público alvo de Ryuki) ainda tinha planos para um filme, além claro de adaptar outras séries da franquia dos motoqueiros, algo que ficou só no pensamento mesmo.

Como última curiosidade aleatória: Mark Dacascos, ator veterano de filmes de ação como Esporte Sangrento (1993) e Double Dragon (1994), interpretou em Cavaleiro Dragão o personagem Eubulon (o “criador” dos Kamen Rider). Ele estará também no vindouro live-action de Os Cavaleiros do Zodíaco, que deve estrear em 2023.

Atualmente, a Sato Company detém os direitos de transmissão da versão original de Kamen Rider Ryuki, porém, sem previsão para lançamento.

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Kamen Rider estreia com ótima audiência, por Fábio Soares