O longa Fullmetal Alchemist: A Alquimia Final está entre os 10 filmes em língua não inglesa mais assistidos na Netflix, se encontrando atualmente na nona colocação. O filme se junta a Drifting Home — que está no Top 5 — e que se encontra na lista desde a semana passada (na outra semana, pegou as posições finais).

imagem: print da list com perfurmer, athena. no liit, catholic school, drifting home, mat kilau, el jeremias e fullmetal.

Reprodução: Netflix.

O filme — ou filmes, se preferir contá-los como obras separadas — dá continuidade ao longa de 2017, disponível atualmente também na Netflix. A primeira parte chegou à plataforma em agosto, ficando também no top 10 de filmes em língua não-inglesa mais assistidos mundialmente.

A dublagem foi produzida pela Unidub, com direção de Ursula Bezerra, tradução por Marcelo Del Greco, e mixagem de Daniel Pedroso. O dublador Marcelo Campos retorna ao papel de Edward Elric, e Felipe Grinnan faz o Scar (ele interpretou o personagem na primeira dublagem de Brotherhood). Quem assume Roy Mustang aqui é novamente o Diego Lima, ele fez o personagem no primeiro filme live-action.

O elenco principal é o mesmo de longa de 2017, e os novos filmes trazem o ator Mackenyu no papel de Scar. O ator está envolvido em uma polêmica no Japão, surgida de uma alegação de ter cometido diversos crimes, que o ator nega.


Fonte: Netflix


O JBox possui parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Fullmetal Alchemist

Hagane no Renkinjutsushi

Imagem: Personagens de 'Fullmetal Alchemist'.
Publicado originalmente entre 2001 e 2010, pela revista japonesa Shonen GanganFullmetal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi) rendeu 27 volumes encadernados. No Brasil, a primeira publicação começou pela Editora JBC em 2007, se encerrando em 2011 com 54 volumes. Uma nova edição foi publicada entre 2016 e 2018, desta vez chamada de Edição Especial, seguindo o número original de volumes.

A obra foi criada pela mangaká Hiromu Arakawa, contando a história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que pagam um terrível preço ao tentar trazer sua mãe de volta à vida com técnicas proibidas de alquimia. Ed perde uma perna, enquanto Al vê seu corpo inteiro desaparecer. Para trazer ao menos a alma de seu irmão de volta, Edward sacrifica um braço e “transmuta” Alphonse dentro de uma antiga armadura. Entre conflitos com os militares e homúnculos sedentos por poder, os dois seguem jornada em busca da pedra filosofal, um mineral lendário que poderia devolver seus corpos ao normal.

Fullmetal Alchemist virou animê em 2003, pelo estúdio Bones. Finalizada em 51 episódios mais um filme, a animação se tornou um grande sucesso no Japão, encabeçando rankings de popularidade. O hit se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil como um dos principais destaques do extinto canal Animax, com dublagem realizada pelo também extinto estúdio da Álamo.

Posteriormente foi exibida na RedeTV!, com censuras. Em 2009, uma nova série intitulada Fullmetal Alchemist: Brotherhood foi ao ar no Japão, finalizada em 64 episódios que são mais “fiéis” ao mangá. O novo animê também passou por aqui, sendo o último trabalho da Álamo com um material japonês antes de fechar as portas.

Uma adaptação em live-action foi lançada em 2017, disponível por aqui via Netfix. Brotherhood está disponível na Crunchyroll e na Funimation, nesta última com dublagem.