Após mais de um ano do lançamento brasileiro do volume 14, a editora JBC finalmente registrou o 15º volume de Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô no ISBN — no site da CBL, o tomo conta como “publicado em 2022”, indicando intenção de publicá-lo ainda neste ano, mas ainda não há data prevista. Não há registro do volume 16, o último da série.

A editora andava lançando os últimos volumes em “duplas”, mas com a compra da editora pela Cia das Letras, o modelo de lançamento pode ter sido alterado — os lançamentos de “dois em dois” eram feitos em parte por motivos financeiros.

https://www.youtube.com/watch?v=bmGnMTFZdy4

Saintia Shô funciona como uma sidestory à série original, contando sobre as Saintias, uma classe especial de guerreiras de Atena, espécie de guarda pessoal da deusa (daí o motivo de não usarem máscara como as amazonas) e traz os personagens clássicos em diversos momentos da narrativa.

A obra ganhou uma versão em animê, exibida do final de 2018 e durante o primeiro trimestre de 2019. A produção foi da Toei Animation, que chegou até a planejar uma exibição em cinemas no Brasil, com animação do estúdio Gonzo. O animê está disponível legendado na Crunchyroll.

Atualmente, a série conta com um spin-off, Saintia Sho: Memories, com dois capítulos publicados e pausado desde agosto, quando foi anunciada sua migração para a plataforma digital MangaCross.


Fonte: ISBN


Saint Seiya: Saintia Sho

Saintia Sho é originalmente um mangá spin-off d’Os Cavaleiros do Zodíaco, capitaneado pela artista Chimaki Kuori. A história apresenta um novo grupo de guerreiras, as Saintias, uma guarda especial protege Atena, em acontecimentos que correm paralelamente com o do mangá original de Masami Kurumada – e além de trazer um novo conceito, amarra algumas lacunas deixadas pelo autor. A série foca principalmente na luta contra a deusa Éris.

O mangá de Saintia Shô é publicado no Japão de agosto de 2013 a julho de 2021, totalizando 16 volumes encadernados. No Brasil, o título sai pela Editora JBC, com 14 volumes disponíveis até o momento.

A versão em animê fou uma produção da Toei Animation, com animação do estúdio Gonzo, seguindo o traço semelhante ao criado pelo falecido Shingo Araki pra TV em 1986, ao invés do traço de Chimaki. A estreia aconteceu em 10 de dezembro de 2018, com exibição oficial no Brasil via Crunchyroll, logo após a transmissão no Japão. A série teve um total de 10 episódios e diversas divergências da trama original.