Na última quarta-feira (06), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas começou a divulgar as listas dos filmes aptos a concorrem a uma vaga no Oscar de 2023. Por enquanto, apenas das categorias de melhor animação, documentário e filme internacional. Confira as obras japonesas selecionadas abaixo:

Filme Internacional

Na categoria de melhor filme internacional, o Japão escolheu o filme Plano 75 (PLAN 75) para ser seu representante. O longa tem direção de Chie Hayakawa e acompanha e mostra um Japão que tenta trazer equilíbrio financeiro e social para o país — de uma forma um tanto distópica. Assim, o governo dá a opção de eutanásia aos idosos acima de 75 anos, Agora, três deles encaram a dúvida de aceitar ou não a proposta.

Vale lembrar que o país venceu na categoria este ano com o filme Drive My Car. Já o Brasil escolheu como representante o longa Marte Um, dirigido por Gabriel Martins.

 

Animação

Na categoria de animação, os filmes elegíveis são Drifting Home (Ame ga Tsugeru Hyouryuu Danchi) e Inu-Oh. Os filmes disputam uma das 5 vagas na premiação com outros 25 filmes.

Drifting Home é uma produção original do estúdio Colorido. A sinopse traz dois amigos de infância, Kousuke e Natsume, cujo prédio onde moram está para ser demolido. De repente, por um fenômeno inexplicável, o prédio fica “à deriva”. E então começa a jornada deles de volta para casa.

Na versão brasileira, Enzo Dannemann vive Kousuke e Vii Zedek é Natsume — o filme está disponível com dublagem na Netflix.

Inu-Oh é um musical do estúdio Science SARU e conta com direção de Masaaki Yuasa, de Devilman Crybaby e Eizouken. A estreia nos cinemas japoneses ocorreu em 28 de maio, mas o longa rodou festivais de cinema antes disso.

O longa estreou pela primeira vez mundialmente em setembro de 2021, na edição 78 do Festival Internacional de Veneza. Lá, ele foi o primeiro animê 2D a concorrer na categoria Horizontes. Depois disso, foi exibido de forma restrita em festivais em Tóquio (Japão) e Bucheon (Coreia do Sul). Uma distribuidora do Uruguai tem os direitos de distribuição na América Latina.

O corpo de INU-OH é coberto por roupas, incluindo uma máscara em seu rosto, devido a sua aparência considerada “horrível” pelos outros. Um dia, INU-OH conhece Tomona, um garoto cego que toca biwa (instrumento de cordas japonês) e, ouvindo a música, descobre seu talento para dança.

Eles viram amigos e “parceiros de negócios”, sobrevivendo às margens da sociedade com a música e dança. Mas qual o motivo de INU-OH ter nascido assim?

Vale destacar que a votação ainda não teve início e que alguns filmes — a Academia não deixou claro quais — ainda precisam cumprir alguns requisitos para terem sua elegibilidade efetivada.


Fonte: Oscar