Chegou à base de dados da Netflix brasileira o animê Hajime no Ippo — é possível encontrar a data “1º de janeiro”, mas dadas as experiências anteriores, há motivos para ter ressalvas de ser de fato uma previsão de estreia. Não há informações precisas, mas acreditamos tratar-se da animação exibida no Japão de 2000 a 2002.

imagem: tela de hajime no ippo na netflix.

Clique na imagem para acessar a página | Reprodução: Netflix

O mangá de George Morikawa começou a ser publicado em 1989 e continua firme e forte na Shonen Magazine, da Kodansha, estando atualmente no volume 135. Conta a história Makunouchi Ippo, um garoto que era o saco de pancadas na escola, e resolve se tornar um lutador de boxe, cujo maior objetivo é se tornar o campeão mundial do esporte.

Entre 2000 e 2002, foi ao ar uma animação pelo estúdio Madhouse, dirigida por Satoshi Nishimura, com 76 episódios. Em 2003, saíram um filme de 90 minutos e um OVA de 60 minutos. A série foi retomada em 2013, com uma animação de 24 episódios pelo Madhouse em parceria com o MAPPA.

 

Sobre as datas provisórias na Netflix

Como já explicamos em outras ocasiões, a Netflix usa por vezes um sistema de datas provisórias em suas séries. Não sabemos qual a necessidade delas internamente, mas as datas quase sempre entram quando a série ganha título e imagem promocional na base de dados, então supomos que o campo deve ser preenchido quando esses dois também são, mesmo que não haja ainda definição da data.

Um padrão já percebido é que essas datas provisórias são frequentemente de início de mês — dia 1º de algum mês, especificamente. Isso não quer dizer que toda série marcada para dia 1º está em data provisória, mas é sempre bom ter cautela com estreias em virada de mês.

Enfim, o normal é a data ser mudada de provisória para uma definitiva na base de dados antes da estreia e até mesmo antes de aparecer com facilidade pela plataforma, mas às vezes isso não ocorre e uma divulgação indesejada é feita; em alguns casos, a série até mesmo entra no ar quando não devia.

Foi o uso dessa “estratégia” de datas provisórias que provavelmente culminou no “vazamento” de Aya e a Bruxa na plataforma no dia 1º de setembro de 2021. Depois de retirada, era possível encontrar outra data provisória, “1º de janeiro”, mas o longa estreou em 18 de novembro.


Fonte: Netflix


Agradecimentos ao Victor Olavo Rocca em nosso grupo no Telegram.