Já está disponível no catálogo do Globoplay o filme Pokémon 6: Jirachi – Realizador de Desejos, a sexta aventura para cinemas de Ash e Pikachu e a primeira da geração “Advanced”. A produção conta apenas com áudio em português, numa versão que ainda era inédita, feita pela Dubbing Company, de Campinas.

Nessa dublagem, todo o elenco de vozes foi alterado, não restando o de nenhuma escalação anterior. Com isso, Ash agora ganha uma 4ª voz, sendo interpretado por Danilo Diniz (o Ishizaki no Captain Tsubasa de 2018). O trabalho teve tradução por Fernando Oliveira e direção de André Gaiani e Cadu Ramos.

Outras vozes do elenco principal são:

  • Max: João Vieira (Kirito em Sword Art Online)
  • May: Amanda Tavares (Chika em Kaguya-sama)
  • Brock: Lucas Marcondes (Ranger Vermelho em Power Rangers: Dino Fúria)
  • Mordomo: Bruno Sangregório (Levi de Attack on Titan)
  • Jirachi: Gabriela Pellegrino (Miranjo em Ranking of Kings)
  • Diane: Viviane Munuera (Trapaceira em Akudama Drive)
  • Jessie: Amanda Moreira (narradora em Rokka)
  • James: Bruno Casemiro (Kirishima em My Hero Academia)
imagem: tela de Pokémon 6 no Globoplay

Tela do filme no Globoplay. | Imagem: Reprodução

▶ Acesse a página do filme no Globoplay aqui.

 

Jirachi — O Realizador de Desejos estreou no Japão em 2003 e mostra Ash e seus amigos indo participar do festival do Cometa do Milênio. Lá, Max vira amigo de Jirachi, um pokémon que desperta de seu sono apenas quando o pequeno corpo gelado passa.

O Globoplay também prometeu para janeiro a exibição do 7º filme da franquia, Pokémon 7: Alma Gêmea.

 

Bagunça de licenciamento: Pokémon 6 já foi dublado 4 vezes!

Após 3 filmes e um especial lançados internacionalmente pela Warner, a filmografia da série Pokémon passou por um tempo para as mãos da distribuidora americana Miramax, o que até hoje traz “consequências” para os filmes 4 a 7. É só notar, por exemplo, que o catálogo para aluguel digital dos filmes da franquia faz um “salto” do 3º para o 8º no Google Play ou mesmo na assinatura do Tele Cine dentro do próprio Globoplay.

O catálogo da Miramax foi passando por várias empresas ao longo do tempo, o que fez com que novas dublagens para o mesmo filme ocorressem no Brasil. Por aqui, Pokémon 6 foi lançado diretamente em DVD em 2006, com distribuição da Europa Filmes. Mas antes mesmo do lançamento, existiu uma dublagem que permaneceu inédita (ao menos na íntegra).

Na época, o longa foi levado para a VTI do Rio de Janeiro, que trocou as vozes de todos os personagens principais, com Ash sendo vivido por Gustavo Nader. A informação “vazou” durante um evento e teria chegado aos ouvidos de Fábio Lucindo (até então, a única voz do Ash no Brasil). Com a fofoca correndo nas redes sociais da época (o “saudoso” Orkut), fãs se mobilizaram contra a Europa Filmes, que acabou enviando o filme para o estúdio Sigma, de São Paulo, para uma redublagem apenas dos personagens principais (os exclusivos do filme ficaram com as vozes cariocas mesmo). Ash com a voz de Gustavo se tornou então uma “mídia perdida”.

imagem: capa do dvd do 6º filme de Pokémon

Capa do DVD brasileiro. | Imagem: Divulgação

Mais recentemente, quando exibido na TV por assinatura, através de outra distribuidora, Pokémon 6 foi totalmente redublado. Dessa vez, o trabalho foi na Centauro, onde boa parte do elenco original retornou aos seus personagens, porém, Ash foi dublado por Matheus Perissé, que é a voz do garoto desde a estreia da geração mais recente da série, Jornadas Pokémon.

Provavelmente vindo por outro caminho para o Globoplay, o longa passou então agora por uma 4ª dublagem, que teve a troca total do elenco (embora pareça ter havido uma preocupação de escolha de vozes próximas às originais). Mais um capítulo para a confusa história da dublagem de Pokémon.


Fonte: Globoplay