2023 deve ser mais tranquilo para o gênero tokusatsu, com poucas comemorações, em comparação a 2021 e 2022 — que foram bastante agitados. Em destaque, teremos os 30 anos da franquia Power Rangers e, para nós brasileiros, o lançamento do mangá nacional de Jiraiya pela Editora JBC — uma vez que a série de TV completa 35 anos.

O ano será significativo para Ultraman, já que completa uma década da New Generation Heroes, que começou em 10 de julho de 2013 (Dia do Ultraman) com a estreia de Ultraman Ginga. À época, a franquia saía de um jejum de seis anos sem uma aventura inédita para a TV japonesa, desde o final de Ultraman Mebius em março de 2007. Nesse meio tempo tivemos a série Ultraman Retsuden (2011~2016), que era apresentado por Ultraman Zero, o filho de Ultraseven, e servia como uma reapresentação de episódios de clássicos.

Ultraman Ginga rendeu uma continuação em 2014 chamada Ultraman Ginga S, apresentando o herói Ultraman Victory. Na sequência tivemos três séries exibidas mundialmente pela Crunchyroll: Ultraman X (2015), Ultraman Orb (2016) e Ultraman Geed (2017). Aliás, por causa da transmissão simultânea realizada pela plataforma de streaming –com lançamento de uma hora depois da exibição na TV japonesa –, estas três séries tiraram o posto de Jiban como a série tokusatsu japonesa lançada em menos tempo no Brasil, que estreou quando faltavam apenas seis dias para a exibição do episódio final no Japão.

imagem: poster de ultraman taiga: o filme.

A reunião de 10 heróis no filme Ultraman Taiga: O Filme – Clímax da Nova Geração (2020), lançado no Brasil pela Elite Filmes | Divulgação/Tsuburaya

Infelizmente a parceria não foi renovada para 2018, e por isso não tivemos o simulcast de Ultraman R/B (Ruebe) e nem em 2019, com Ultraman Taiga. Em 2020, a Tsuburaya otimizou os lançamentos dos episódios inéditos que já existiam em seu canal oficial no YouTube e fez a transmissão global de Ultraman Z (Zett), com legendas em inglês, com tradução simultânea para português nas configurações da plataforma.

A fórmula deu certo, garantiu bons números de visualizações, e foi repetida em 2021 com Ultraman Trigger: New Genaration Tiga, a série que celebrou os 25 anos de Ultraman Tiga. A atual série Ultraman Decker, que celebra os 25 anos de Ultraman Dyna, está no ar desde julho de 2022 e chegará ao fim no próximo fim de semana.

imagem: poster de ultraman gaia.

Vai rolar uma série comemorativa de Ultraman Gaia em 2023? | Divulgação/Tsuburaya

O ponto desta coluna é que as homenagens aos 25 anos da trilogia TDG (Tiga, Dyna e Gaia) poderão ser descontinuadas neste ano. Esperava-se que Ultraman Gaia fosse o próximo homenageado, já que o clássico completa um quarto de século em setembro que vem.

Ao invés de uma série Chronicle para o primeiro semestre — época de revisitar antigas aventuras, antes da estreia da série principal do ano –, a Tsuburaya anunciou a estreia de Ultraman New Generation Stars para o dia 28 de janeiro. A atração vai revisitar as principais aventuras da nova geração dos Guerreiros Ultra, desde a primeira aparição de Ultraman Zero até Ultraman Decker (saiba mais aqui).

Com isso, a gente entende que o foco da Tsuburaya será mesmo no aniversário de 10 anos da New Generation Heroes e uma justa homenagem ao Gaia poderá ficar de fora. Ou talvez aconteça com elementos sendo representados/referenciados de alguma forma na trama que deve estrear entre junho e julho.

O fato é que a Tsuburaya sabe trabalhar com homenagens e preza pela sua franquia com mais de meio século de tradição. Tanto é que, se você for um bom observador e estiver acompanhando a exibição da minissérie Ultra Galaxy: The Destined Crossroad nas noites de sábado, vai perceber que o estilo marcial Cosmo Beast já está ganhando destaque. Este será o elo entre os Irmãos Leo e Astra e o novo herói Ultraman Regulos, que vai ganhar série própria ainda este ano.

Isso será um bom motivo para, quem sabe, preparar terreno para 2024, quando devem rolar as comemorações dos 50 anos de Ultraman Leo, uma das melhores séries da era de ouro da franquia. Enfim, ainda é cedo para sabermos, mas a gente pode aguardar bons materiais vindos da Terra da Luz para um futuro próximo.

Confira a chamada de Ultraman New Generation Stars:


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.