Em função da estreia do filme live-action, a Toei colocou alguns episódios dublados da série clássica em seu canal no YouTube. Por enquanto, são 7 episódios, mas é possível ver na playlist que mais dois estão a caminho.
A série está com a (re)dublagem da Álamo, exibida na TV brasileira a partir de 2003 (quando o Cartoon Network começou a transmitir a série), sendo a versão comercializada até hoje.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem mais recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll disponibiliza a série por streaming atualmente, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publicou também uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban, e já anunciou a Final Edition.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (ambos primeiramente pela Conrad), Next Dimension, Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP atualmente republica Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; o gaien Memories de Saintia Shô, a novel Golden Age, o mangá isekai Dark Wing, e Rerise of Poseidon. Um quadrinho francês oficial começou a ser publicado em 2022 — sabemos que uma editora brasileira já detém os direitos de publicação, mas não sabemos ainda qual.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecido pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. A segunda temporada veio em 2022 pela Crunchyroll, com troca total de elenco na dublagem brasileira.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Falando sério. Apesar da boa estratégia, parece que a Toei não sabe mais o que fazer no mercado pelo menos aqui no Brasil. Os mesmos animes aparecem em todo canto e nenhum conteúdo novo de bom hype fora One Piece ou Dragon Ball é dublado de fato.
E sobre esse CDZ… o live-action simplesmente foi o último prego do caixão. O filtro nostalgia também não ajudou. Tanto a parte dos ditos fãs quanto a dos “dubladores das luvas” mataram a franquia por último. Depois dessa dificilmente acho que vem um anime novo de CDZ tão cedo, sem falar que nos últimos dez anos ou mais só veio uns fanservices mixurucas da franquia aqui ou ali quando se trata de conteúdo da Toei, enquanto a única produção não-Toei da franquia foi abandonada, né TMS…?
Ela esta focada de forma doentia para o mercado norte americano. Mediante a esta tática que ela adotou, o Brazil esta fora dos interesses da Toei no momento. Ela nem liga se o filme de CDZ ficar ruim na bilheteria. Ela esta atenta para EUA, Canadá, Austrália, Países da Ásia e Europa. Mediante ao resultado ela tomara uma decisão séria. Seja pro bem ou pra pior.
Decisão séria ou não, o desespero sempre fala mais alto pra Toei. No nosso caso, a Toei só não investe tanto provavelmente por sermos país de terceiro mundo, mas de qualquer forma ela precisa lembrar que a concorrência tá bem forte por aqui…
A Toei tá com uma política imbecil, ignorando o fato q o consumo bem justamente pq a produção é feita do jeito q é. E o pior é q se pensar bem, é só mesmo pra mercado dos EUA, pq os outros q vc comentou (especialmente Europa e Ásia) seguem mto mais a nossa linha de consumo
É só nos EUA q eles gostam dessa bosta em 3D CG e esses filmes podres q vc precisa ter exército e tiroteio, mesmo q a história seja voltada pra algo mais mistico.
Ainda bem q ao q parece, ela é a única com essa fissura de se adequar a eles, pois as outras parecem ter uma visão mais estilo “vamos fazer assim e vcs consomem se quiser, nosso mercado mundo afora já garante o retorno.
Por incrivel ke pareça ao lançar este clickbait de 7 ep classicus pra monetizar na Latrina e DVD BlUSAray e streaming ateh no Canada enquanto o filme ainda estah em cartaz nos EUA e nem saiu nas EuropAsia soh detona ainda mais a bilheteria. Melhor seria se Bandailha jah tivesse lançado toda memoriabilia como os toys.
Tomara ke a Toei vah a falencia e as outras assumam as frankias. Se 1Piece e YuYu dentre outros futuros flops nao os afundar de vez nada nem ninguem mais o farah. Estou rezando pra Athena ke pelo menos Sony vah a falencia e quem sabe a Toei nao vai junto? Sonhar eh preciso.
Falando sério. Apesar da boa estratégia, parece que a Toei não sabe mais o que fazer no mercado pelo menos aqui no Brasil. Os mesmos animes aparecem em todo canto e nenhum conteúdo novo de bom hype fora One Piece ou Dragon Ball é dublado de fato.
E sobre esse CDZ… o live-action simplesmente foi o último prego do caixão.
O filtro nostalgia também não ajudou. Tanto a parte dos ditos fãs quanto a dos “dubladores das luvas” mataram a franquia por último. Depois dessa dificilmente acho que vem um anime novo de CDZ tão cedo, sem falar que nos últimos dez anos ou mais só veio uns fanservices mixurucas da franquia aqui ou ali quando se trata de conteúdo da Toei, enquanto a única produção não-Toei da franquia foi abandonada, né TMS…?
A Toei não esta nem ai pra gente.
Ela esta focada de forma doentia para o mercado norte americano. Mediante a esta tática que ela adotou, o Brazil esta fora dos interesses da Toei no momento. Ela nem liga se o filme de CDZ ficar ruim na bilheteria. Ela esta atenta para EUA, Canadá, Austrália, Países da Ásia e Europa. Mediante ao resultado ela tomara uma decisão séria. Seja pro bem ou pra pior.
Decisão séria ou não, o desespero sempre fala mais alto pra Toei. No nosso caso, a Toei só não investe tanto provavelmente por sermos país de terceiro mundo, mas de qualquer forma ela precisa lembrar que a concorrência tá bem forte por aqui…
Queria com a dublagem clássica.
O Élcio Sodré já tá sabendo disso?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tu n meteu essa n
kkkkkkkk, sim. não dura mais 5minutos depois que ele souber… hahaha
A Toei tá com uma política imbecil, ignorando o fato q o consumo bem justamente pq a produção é feita do jeito q é. E o pior é q se pensar bem, é só mesmo pra mercado dos EUA, pq os outros q vc comentou (especialmente Europa e Ásia) seguem mto mais a nossa linha de consumo
É só nos EUA q eles gostam dessa bosta em 3D CG e esses filmes podres q vc precisa ter exército e tiroteio, mesmo q a história seja voltada pra algo mais mistico.
Ainda bem q ao q parece, ela é a única com essa fissura de se adequar a eles, pois as outras parecem ter uma visão mais estilo “vamos fazer assim e vcs consomem se quiser, nosso mercado mundo afora já garante o retorno.
Hauahauauauaua
Por incrivel ke pareça ao lançar este clickbait de 7 ep classicus pra monetizar na Latrina e DVD BlUSAray e streaming ateh no Canada enquanto o filme ainda estah em cartaz nos EUA e nem saiu nas EuropAsia soh detona ainda mais a bilheteria.
Melhor seria se Bandailha jah tivesse lançado toda memoriabilia como os toys.
Tomara ke a Toei vah a falencia e as outras assumam as frankias.
Se 1Piece e YuYu dentre outros futuros flops nao os afundar de vez nada nem ninguem mais o farah.
Estou rezando pra Athena ke pelo menos Sony vah a falencia e quem sabe a Toei nao vai junto?
Sonhar eh preciso.