No último dia 9 de maio tivemos mais um Goku Day, e fomos convidados pela Panini para uma comemoração especial em São Paulo. O evento foi promovido em parceria com a rede de restaurante Bob’s, reunindo algumas presenças especiais ligadas a Dragon Ball, como a dubladora Tânia Gaidarji (voz da Bulma).

A união das duas empresas trará descontos até o fim do mês. Nessa parceria, o leitores da editora Panini, cadastrados lá em sua loja, ganham uma oferta especial do Bob’s. Já os membros do Bob’s Fãs ganham descontos em produtos de Dragon Ball da Panini (como cards e mangás).

Confira um pouco de como foi no vídeo abaixo:

 

O que é o Goku Day?

Essa é uma data para os fãs de Dragon Ball ao redor do mundo celebrarem sua paixão pela obra. O dia 9/5 foi escolhido porque o número 5 pode ser lido no Japão como go (五) e o 9 pode ser lido como kyuu (九) — lembrando que a leitura de datas no Japão e muitos países vem com o mês na frente do dia, formando então o trocadilho “Goku”, o nome protagonista do mangá e animê.

Em 2015 essa data foi meio que oficializada pela “Associação de Aniversários do Japão”, que é simplesmente uma organização que carimba datas importantes para a cultura no geral. Inclusive, em 2023 a mesma associação declarou que o dia 31 de janeiro é o dia de Final Fantasy VII. Em 2018, foi oficializado o dia 27/5 como dia do Dragon Quest e, em 2017, o dia 22 de julho virou o dia de One Piece. Além desses, um ano antes de dar OK pro Goku Day, essa mesma organização declarou o famoso 4 de maio como dia de Star Wars também lá no Japão.


Reportagem: Laura Gassert, Rafael Brito | Edição: Rafael Brito | Imagens: Laura Gassert, Pedro Turra, Max Mágico | Colaboração: Luis Afonso

▶ Confira os episódios e temporadas anteriores do JBox In Loco aqui.