Segundo apuração da equipe do JBox, o filme Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo está saiu cartaz em grandes redes de cinema, ao menos nas filiais de alguns centros metropolitanos do país. Nós não localizamos venda de ingressos nem para São Paulo e nem para o Rio de Janeiro.

Também não localizamos o filme como “em cartaz” nos sites da Cinemark, da Cinépolis e do UCI Cinemas para as duas cidades — o longa ainda não consta na programação da Cinemas Uniplex, que atende parte do interior de SP.

Não é possível precisar se o filme está de fato fora de cartaz no país todo, mas estar fora de circuito em São Paulo e Rio de Janeiro é sinal de falta de interesse das redes — e por consequência, provável baixa procura do público.

Em comparação, Super Mario Bros. — O Filme, que estreou no começo de abril, segue em cartaz em todas as redes e sites pesquisados. Fazendo uma outra comparação, talvez mais justa em relação à procura, Suzume, que entrou em cartaz em meados de abril, ainda segue com exibições no Cinemark Santa Cruz, em São Paulo (até domingo) e no Estação NET Rio, no Rio de Janeiro.

 

O filme arrecadou, entre sua estreia (27 de abril) e o dia 10 de maio, R$ 4.826.046,39, segundo os dados mais recentes da ANCINE. Contudo, o público total foi de 239,2 mil pessoas — é um número mais baixo que Lenda do Santuário (2014) fez só na semana de estreia, quando levou 250 mil pessoas aos cinemas nacionais.

Comparando com franquias de animê de peso que tiveram filmes lançados ano passado, ONE PIECE FILM: RED levou 356.052 pessoas aos cinemas (com arrecadação de 6,4 milhões), Dragon Ball Super: Super Hero teve público de 331.867 (arrecadando 5,7 milhões), e o público de JUJUTSU KAISEN 0 foi de 261.960 pessoas (e arrecadou 4,8 milhões).

Vale pontuar que, no caso dos 3 filmes citados anteriormente, são os números totais, enquanto ainda faltam ao menos os dados de uma semana do live-action de Cavaleiros, ainda indisponíveis na ANCINE, então o número de público pode ainda se igualar ou ultrapassar ao menos JUJUTSU (as estimativas da última semana feitas pela ComScore tornam baixa a probabilidade de alcançar Super Hero).

Isso tudo indica que a Sony e os cinemas superestimaram o potencial de público do filme, provavelmente com base no peso do nome da série, à época da estreia — foi o filme da série disponível em mais salas de cinema por aqui — e logo perceberam a baixa procura, que foi possivelmente potencializada pelo marketing mais que fraco do longa, além da recepção negativa de crítica (e de parte do público). Mas este é um assunto para outro dia.

Veja também:

Crítica | ‘Cavaleiros do Zodíaco: O Início’ não leva a intensidade da série às telonas

Entrevista com Tomek Bagiński, diretor do filme de ‘Cavaleiros do Zodíaco’ | JBox Entrevista

O réquiem de cordas dos ‘Cavaleiros do Zodíaco’ | Artigo


Fonte: UCI, Cinemark, Ingresso.com, Cine Uniplex, Cinépolis, ANCINE