Suzume (Suzume no Tojimari), o mais novo filme de Makoto Shinkai, acaba de ultrapassar a marca de US$320 milhões na bilheteria mundial (1,5 bilhão de reais). Segundo a conta oficial no Twitter, o filme já foi assistido por mais de 46 milhões pessoas mundo afora (35 milhões só fora do Japão).

Além disso, o longa arrecadou no último fim de semana 14,71 milhões de ienes no Japão, num total de 11 mil ingressos vendidos. É atualmente a produção japonesa mais assistida na Índia e na Coreia do Sul.

Os números devem aumentar um pouco mais, visto que alguns mercados, inclusive o Brasil, ainda tem algumas sessões do longa.

Suzume é atualmente a maior bilheteria de Shinkai no Japão. A sinopse do novo longa traz a jovem Suzume, que vive em uma pequena cidade na região de Kyushu (região onde fica Nagasaki e Fukuoka). Um dia, ela encontra um viajante procurando por uma porta, e acaba indo com ele até às montanhas, onde há uma porta antiga em meio a ruínas modernas. E é aí que a aventura começa.

Dando voz à personagem título no original está a atriz Nanoka Hara (Samurai Sentai ShinkengerNight Doctor). Este é o primeiro trabalho de atuação de voz da artista. Já no BrasilMayara Stefane (Mikasa em Attack on Titan) vive a personagem.

Shinkai começou a escrever no início da pandemia, então todo o clima atual deve ter influenciado no roteiro, que conta com um cenário pós-apocalíptico.

Veja também:

Crítica | Suzume: o melhor filme de Makoto Shinkai

Entrevista | ‘Suzume’ é uma fantasia pensada para diversas gerações, diz o diretor Makoto Shinkai

Entrevista | Dubladores de ‘Suzume’ contam detalhes sobre o processo da versão brasileira


Fonte: Crunchyroll