Morreu na sexta-feira, dia 7 de julho, a atriz e dubladora Neusa Maria Faro. Ela tinha 78 anos e estava internada para o tratamento de uma trombose. O enterro aconteceu no sábado, dia 8, no município de Valinhos, no estado de São Paulo.

Neusa estreou na TV Cultura nos anos 1970, fazendo o programa Teleteatro. Passou por outras emissoras, como Bandeirantes, CNT e Record, onde participou de novelas e minisséries. Nos anos 1990, fez sucesso com o público infantil quando participou da novela Chiquititas, interpretando a personagem Valentina. Ainda no SBT, participou de mais quatro novelas, antes de ir para a Rede Globo.

Seu papel de maior destaque na emissora foi em 2005, na novela das 18h, Alma Gêmea, onde formava uma engraçada dupla com Fúlvio Stefanini. Seu último papel na televisão foi na novela Êta Mundo Bom!, de 2016, fazendo uma participação especial. Muito carismática, era figura carimbada nas novelas de Walcyr Carrasco, participando de seis obras do autor.

A atriz também participou de diversas peças teatrais, inclusive sendo premiada também pela sua atuação como diretora em A Vaca Lelé (1988). Neusa Faro participou de 9 filmes para cinema. O último foi Nas Mãos de Quem Me Leva, de 2021.

No universo dos animês e séries tokusatsu, Neusa fez poucos trabalhos, mas muito marcantes. Foi a voz da personagem Apple no animê Zillion, dublado pela Álamo em 1988. Foi sua única protagonista. No seriado Jaspion, dublou a bruxa Kilmaza, irmã da antagonista Kilza, dublada pela também falecida Maximira Figueiredo. Ainda fez participações em Changeman, dublando personagens a partir do episódio 30.

Ficam aqui nossos sentimentos à família e amigos, além do nosso eterno agradecimento à essa grande artista.


Fonte: g1