Chegou ontem (11) à Netflix a fase Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Arco do Distrito do Entretenimento (Yuukaku-hen, Entertainment District Arc), que é tecnicamente a segunda temporada da série, com dublagem. Ela consta como “terceira parte” da série no serviço.

A fase está entre as mais assistidas do serviço hoje, na quinta posição.

▶️ Acesse a página da série na Netflix clicando aqui

 

Abarcando os episódios 34 a 44, a animação foi exibida entre o fim de 2021 e começo de 2022, com exibição simultânea legendada na Crunchyroll e na Funimation, ganhando dublagem pouco depois.

A 2ª temporada marca a primeira abertura da série que não é interpretada por LiSA, possivelmente devido ao momento de saúde e vida da cantora, com Aimer cantando o tema.

A nova fase dá sequência ao filme Mugen Train, que teve exibição nos cinemas nacionais mesmo com a pandemia, e está disponível agora dublado na Crunchyroll na versão filme e na versão TV.

 

O que é um yuukaku?

Esse arco se passa em um yuukaku (“distritos de diversão”), como eram chamados os bairros onde prostitutas e bordéis atuavam com permissão legal.

O termo geralmente se refere ao extinto distrito Yoshiwara, em Tóquio (é o caso da série), embora outros distritos também existissem em outras cidades — em contraste, havia os okabasho (o termo significaria algo como “lugar de fora”), com atuação desregulamentada, ilegal.

Os yuukaku tecnicamente surgiram no período Azuchi-Momoyama (1573-1603), mas o imaginário social talvez lembre mais deles como uma herança do período Edo (1603-1868) — os bordéis permaneceram legalizados no país até os anos 1950, passando por Meiji (1868-1912), Taisho (1912-1926) e um pedaço de Showa (1926-1989). O mais famoso distrito, Yoshiwara, foi “fundado” em 1617.

Em 1946, o nome “yuukaku” foi abolido quando os Aliados, durante a ocupação no Japão capitaneada pelos EUA, ordenaram o fim do sistema de prostituição. Assim, essas regiões foram renomeadas como akasen (“linha vermelha”) e os bordéis se transformaram em “cafés” ou “ryotei” (“restaurante japonês de luxo”).

Posteriormente, uma lei anti-prostituição foi aprovada em 1956 e implementada em 1958. Sem criminalizar todos os tipos de prostituição, a nova legislação causou o fim desses distritos ao tornar ilegal a venda de sexo a um “desconhecido”.


Fonte: Netflix