Em um comentário sobre o episódio mais recente de Mushoku Tensei, no qual Rudeus, Fritz e Zanoba vão a um mercado de escravos e compram uma jovem anã chamada Julie, o autor da novel, Magonote na Rifujin, fez em suas redes um comentário um tanto… questionável:

Rudeus não sente ódio à escravidão. Não é como se todos os escravos fossem menos felizes que antes de se tornarem escravos, mas o rapto é ruim. Mas o sistema de escravidão em si não parece ser ruim. [Rudeus?] não impõe seus valores morais a uma cultura que não conhece. #MushokuTensei

No caso, a postagem foi feita aparentemente porque Julie, que ainda é uma garotinha na trama, teria tido uma vida pior antes de ser comprada por Rudeus — os fãs estão levando o tweet como uma explicação das atitudes do protagonista.

Os comentários em japonês não parecem questionar a afirmação, mas há alguns fazendo comparações com ficção e mundo real, de modo a destacar que a escravidão em séries isekai por vezes é tratada de forma diferente do que ocorreu e ainda ocorre na história da humanidade.

Contudo, mesmo se referindo à série, o comentário não deixa de ser infeliz e impactar o mundo real, principalmente para pessoas de países que tiveram economia de base escravocrata, e incomodou alguns dos seguidores internacionais, que se manifestaram em inglês.

ATUALIZAÇÃO

17/08/2023 — 19h41

O autor fez uma nova postagem, dizendo que não aprova a escravidão (tradução nossa):

Não é como se eu aprovasse a escravidão, deixem eu me corrigir: é verdade que criei Rudeus como alguém sem aversão ao sistema escravocrata, e a série tem uma escrita e uma atmosfera leves, algo no sentido “é normal neste mundo, então é isso”, não tem muito o que explicar ou pedir desculpas.


Fonte: Twitter