Nem sempre um bom episódio de Pretty Cure é aquele que traz grandes acontecimentos. Algumas vezes, basta que o seja um capítulo engraçado, ou com um toque de delicadeza, para que seja eficiente.

É justamente isso que temos visto nas semanas mais recentes de Hirogaru Sky! Precure. Sem poder apresentar tramas mirabolantes antes do início de seu possível último arco (que deve acontecer muito em breve), a temporada tem se focado em capítulos mais fechados e inocentes, mas que têm seus atrativos.

 

A árvore de memórias

imagem: mashiro e ageha quandor crianças.

Divulgação: Toei.

Há uma certa doçura que rodeou toda a história da busca de Mashiro e Ageha pela árvore que conheceram na infância. Esse talvez seja o principal elogio que se possa fazer em relação ao episódio 37, pois ele também é o mais falho dos capítulos recentes.

É bonito ver a história de amizade das duas garotas e a reconstrução de memórias perdidas, algo que talvez seja comum na vida de muitas pessoas. Entretanto, fica a sensação de que a trama em torno disso poderia ter sido melhor trabalhada e até mesmo se conectado de maneira com o momento presente das personagens.

Afinal, se o que fortalece as amizades não são locais específicos (como uma árvore), mas sim as memórias que criamos enquanto estamos nesses locais, seria interessante se Mashiro e Ageha tivessem vivido momentos mais emocionantes ao lado de seus novos amigos do presente.

Talvez se o capítulo não tivesse tido a obrigatória e enfadonha batalha contra Skearhead, essa questão poderia ter sido melhor trabalhada. No fim, o que restou para as garotas foi apenas uma foto em um balanço ao lado de um esquilo.

 

Dragões no céu

imagem: três dragões no episódio 38 de sky precure.

Divulgação: Toei.

Melhor trabalhada foi a história de Tsubasa e a tribo dos dragões que não sabiam voar. Isso porque vemos aqui mais detalhes da evolução do garoto e sua capacidade de ser empático com as criaturas que vivem nos céus.

Tsubasa sempre foi mostrado como o “cérebro” do time, capaz de compreender questões de aerodinâmica que o resto das precures desconhece. Além disso, por ser uma criatura mágica dos céus, faz sentido que ele demonstre um sentimento de apreço por outros seres como ele — ainda que esses seres sejam dragões com “cara de maus”.

Nota-se assim que o animê compreende perfeitamente a construção de personagem que está nos apresentando e o capítulo 38 conseguiu utilizar todos esses pontos de Tsubasa de maneira satisfatória para a criação de sua trama.

Até mesmo a briga com Skearhead foi melhor trabalhada dessa vez. Claro, o vilão continua aparecendo “do nada” nos lugares mais improváveis possíveis, mas ao menos a luta permitiu que o Cure Wing colocasse seus conhecimentos a prova e ajudasse a tribo de dragões a voar novamente.

 

Pode entrar Cure Pumpkin

imagem: battamonda com fantasia de abóbora.

Divulgação: Toei.

Agora, se vamos falar de um episódio realmente divertidíssimo, precisamos falar do 39. O que parecia apenas mais um “especial de Halloween”, na verdade, se mostrou como um dos capítulos mais engraçados da temporada.

Tudo graças a Battamonda, ou melhor, Cure Pumpkin, que continua em sua busca incessante de causar algum dano às precures. Dessa vez, ele resolveu que iria ferir a imagem pública das heroínas roubando todos os doces da cidade para que as pessoas ficassem com raiva das garotas.

Óbvio que não deu certo, mas as cenas de Cure Pumpkin fazendo travessuras como uma espécie de “Grinch do Dia das Bruxas” foram muito engraçadas. E o que dizer daquela sequência de transformação? Fui pego desprevenido nessa.

Vale ainda dizer que gostei da história de Yoyo sendo tratada como uma “bruxa” pelas crianças da cidade. Foi uma boa maneira do roteiro costurar todas as ideias do capítulo e criar fantasias fantásticas para as heroínas em sua festa de Halloween.

A única pergunta que fica agora é: será que Battanmonda aprontará algo no Natal?


Confira as outras resenhas da série:


Soaring Sky! Pretty Cure é exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.