O clássico Akira será exibido nesta sexta (17) às 23h59 no Estação NET Botafogo. A exibição legendada é em comemoração aos 35 anos do lançamento do longa.
Premiado no Festival de Cinema Fantástico de Amsterdã, esse clássico da animação japonesa é baseado no mangá de KatsuhiroOtomo, também responsável pela direção. Kaneda é o líder de uma gangue de motoqueiros na Neo-Tóquio do futuro, construída sobre a antiga Tóquio, aniquilada depois de uma explosão que causou a Terceira Guerra Mundial.
Um dos membros de seu grupo é sequestrado pelo governo, e submetido a experiências que pretendem desenvolver seu poder paranormal. Com isso, acaba enlouquecendo e desenvolvendo poderes que o equiparam ao lendário Akira.
Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.
A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.
AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com o 6º e último volume lançado neste mês de dezembro, durante a CCXP.
Deixe um comentário