O BAFTA divulgou hoje (18) a lista de indicados para a edição de 2024 da premiação. Entre os indicados está O Menino e a Garça, do Studio Ghibli, que disputa na categoria de Melhor Animação. Confira a lista de indicados:

  • A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets
  • Elementos
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
  • O Menino e a Garça

O longa também tentava uma vaga na categoria de Filme em Língua Não-Inglesa, porém não conseguiu se classificar.

Outro filme que estava na pré-lista não conseguiu vaga na premiação é Super Mario bros. O Filme. A produção tentou uma vaga como Melhor Animação, mas acabou ficando de fora.

A premiação acontece no dia 18 de fevereiro.

O Menino e a Garça (Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka) foi lançado no Japão em junho de 2023 (após mais de 6 anos de produção), com uma campanha que não usou nenhuma imagem ou trailer — o que não impediu seu sucesso instantâneo, tornando-se a maior bilheteria de abertura doméstica da história do Studio Ghibli, superando O Castelo Animado.

No campo internacional, tornou-se o primeiro filme do estúdio a atingir o topo de bilheteria nos EUA e Canadá. Por aqui, estreia no dia 22 de fevereiro.

Por conta da falta de divulgação, nada se sabia sobre a história do filme até a sua estreia. O título do longa no Japão é o mesmo de um livro escrito em 1937 por Yoshino Genzaburou, que em tradução livre seria “Como Vocês Vivem?”, fazendo acreditar que era uma adaptação.

Porém, o filme é uma história original, trazendo a trama de Mahito Maki, um adolescente vivendo no Japão durante a Guerra do Pacífico (1941-1945). O cantor Kenshi Yonezu interpreta a música-temaChikyuugi (“Globo Terrestre”).


Fonte: BAFTA