Morreu nesta terça-feira (3) o ator Hiroyuki Watanabe, aos 66 anos. A informação foi divulgada pela imprensa japonesa na manhã desta quinta (5) – horário de Tóquio – e, segundo familiares, ele desmaiou em uma sala de treinamento no porão de sua casa, situada na província de Kanagawa.

Watanabe iniciou a carreira artística em 1982, aparecendo em comerciais. Ele ficou popular em seu país com o bordão “Fight! Ippatsu!” no comercial do produto Lipovitan D da farmacêutica Taisho. Atuou em várias produções para cinema e TV e se destacou em papéis como no filme On The Road (1982) e nas séries de dorama Arashi.

Imagem: Watanabe em Ultraman Gaia.

Watanabe como Comandante Ishimuro em Ultraman Gaia | Foto: Reprodução/Tsuburaya

No gênero tokusatsu, Watanabe interpretou o Comandante Akio Ishimuro em Ultraman Gaia (1998~98) – exibido no Brasil pela plataforma de streaming Crunchyroll – e no filme Ultraman Tiga, Ultraman Dyna & Ultraman Gaia: A Batalha no Hiperespaço (1999) – lançado no Brasil pela extinta distribuidora Focus Filmes.

Ele esteve nos filmes Gamera: Guardian of the Universe (1995), Gamera 2: Attack of Legion (1996) e Gamera 3: Revenge of Iris (1999) – a trilogia da era Heisei que reiniciou a saga da tartaruga gigante.

Em 2001, esteve no filme Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack como Yutaka Hirose (curiosamente, o personagem tem o mesmo nome do ator que interpretou o vilão Wandar em Flashman).

Em 2007, foi o Kamen Rider Gaoh no filme Kamen Rider Den-O the Movie: I’m Born!. Em 2011, esteve no filme Karate-Robo Zaborgar, remake da série clássica Denjin Zaborger (1974~75), da extinta P-Production (a mesma de clássicos como Spectreman e Lion Man).

Watanabe se destacou também como Taiga Saejima na série original de Garo (2005~06) – atualmente disponível na plataforma de streaming Prime Video – e nos filmes Garo: Beast of the White Night (2006) e Garo – Under the Moonbow (2019).

Ele era dublador de filmes hollywoodianos e emprestou sua voz para Michael Keaton em Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992) e também para Tom Cruise em Top Gun – Ases Indomáveis (1986) e Cocktail (1991).

Atualmente, Watanabe pode ser visto no episódio 2 do dorama Samurai Gourmet (2017), disponível na Netflix. O ator também foi visto pelo público brasileiro como Taiko em Everly – Implacável e Perigosa (2015, foto da capa), filme estrelado por Salma Hayek.

Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: Nikkan Sports