Aos 79 anos de idade, faleceu nesta segunda-feira (15/10) a atriz e dubladora Maximira Figueiredo. Ela lutava há um tempo contra um câncer no pulmão.

Lembrada por muitos pela Rosália, de Pérola Negra, Maximira atuou em diversas novelas ao longo dos anos 1950 e 60 e também se destacou na dublagem.

Os fãs de séries japonesas devem se lembrar bastante da atriz como a voz da Kilza, vilã de O Fantástico Jaspion. Mas não foi só no grande hit da “Geração Manchete” que ela esteve presente. Ela também marcou nos personagens de Machiko Soga, sendo a Rainha Pandora em Spielvan e Lalabaz em Maskman. Em Jiraiya, O Incrível Ninja, Maximira interpretou Morgana. Em animes, também fez participações em Samurai X.

Segundo a colega e também dubladora Alessandra Araújo, o velório acontece nesta terça, dia 16 de outubro, na Rua Maria do Carmo Ferro Gomes Ornellas numero 82, Antártica, Praia Grande/SP, a partir das 9h. O enterro está marcado para o mesmo dia, às 16h.

O dublador Francisco Bretas (conhecido como a voz do Hyoga de Cisne, em Os Cavaleiros do Zodíaco) deixou um depoimento emocionante sobre a partida da atriz, muito marcante em sua carreira:

[Via UOL]