As dublagens de Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega estão próximas de se iniciarem, porém um grande impasse, que pode desencadear uma bomba  para os fãs do anime mais amado de todos os tempos, veio a tona hoje:   Seiya, símbolo maior da série original poderá ficar sem sua voz brasileira original.

Hermes Baroli, dublador do Seiya e dono da DuBrasil (estúdio responsável pelas dublagens de Saint Seiya desde a fase Inferno de Hades) publicou em seu Twitter, a informação de que a DuBrasil não chegou a um acordo com a Toei, e se retirou das negociações.

Porém, quando questionado por um fã se ele dublaria o Seiya em um outro estúdio, caso fosse contatado, Baroli respondeu da seguinte forma: “Com a liberação eterna de direitos, como eles querem, não”.

Pra quem não sabe, a classe artística dos profissionais de dublagem de uns tempos pra cá vem brigando para que recebam direitos conexos sobre trabalhos que realizam. Eventualmente casos são levados aos tribunais para que se cumpra esse direito em pró dos “atores da voz”.

O maior ponto preocupante nessa história, é a possibilidade dos outros dubladores dos personagens clássicos (Letícia Quinto, Élcio Sodré, Leonardo Camilo, Francisco Bretas e Ulisses Bezerra, só para listar os protagonistas) aderirem a causa de Baroli e resolverem não dublar também.

O site CavZodiaco contatou alguns dos dubladores e a maioria não estava sabendo do caso, e só terão como se pronunciar oficialmente quando forem contatados pelo novo estúdio.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Toei Animation “apronta” por essas bandas em termos de dublagem de seus produtos. Por conta de fatores comerciais, Dragon Ball KAI foi enviado para BKS e com isso vários dubladores da série original foram trocados – o que prejudicou bastante o sucesso da série no Brasil.

Será que vão marcar bobeira e prejudicar sua galinha dos ovos de ouro por aqui?

 

Atualização:

De acordo com o próprio Hermes Baroli em seu Facebook, a DuBrasil retomou as negociações com a Toei sobre o caso. Então, aguardemos o desdobramento, mas pelo menos a situação se encaminha para um final feliz.