Mesmo em plena comemoração significativa de 15 anos de carreira, o An Cafe pode parecer irreconhecível aos fãs em breve. Acontece que quatro dos cinco membros da banda anunciaram que estão de saída, o que culminará no hiato do grupo no ano que vem.

Em anúncio oficial, takuya (guitarrista) e Yuuki (tecladista) afirmaram que “completaram seu ciclo na indústria musical“. Já Kanon (baixista) e Teruki (baterista)  disseram querer “seguir por novos caminhos“. O vocalista Miku, o único que sobrou nessa história, está convencido de quer continuar cantando as músicas do An Cafe e “trabalhará duro para deixar o time no formato da banda“. O último compromisso do quinteto do jeito que é desde 2007 (quando houve a última mudança de integrantes) será nos dias 5 e 6 de janeiro de 2009, entrando em hiato logo em seguida.

Em seu Facebook, o próprio Miku não pareceu muito em paz com a decisão de parar as atividades da banda. O vocalista se desculpou pela demora em falar com o público e por aqueles que tenham se sentido “traídos”, afirmando ter vergonha de olhar os fãs na cara. “Eu sou tão abençoado por ter conhecido os fãs pelo mundo. Podemos não conseguir mais nos ver, meu coração dói. Obrigado pelo apoio de todos e por me darem lembranças incríveis.” – completou.

Formado em 2003, o An Cafe (Antic Cafe) chegou a sofrer um hiato entre 2010 e 2012. A banda de pop rock é um dos principais representantes do oshare kei, uma variação do Visual kei mais moderna, misturando estilos com cores brilhantes e menos maquiagem.

Foram seis álbuns na carreira, e algumas poucas participações em trilhas de animes. São os responsáveis pela 2ª abertura de Darker than Black ( 2007) e o 3º encerramento de Duel Masters VS R (2015). Também tiveram uma música como abertura do live-action de Fuuma no Kojiro, obra original de Masami Kurumada – o criador d’Os Cavaleiros do Zodíaco. Aliás, um anime anterior a esse live-action chegou a ter episódios lançados no Brasil em VHS nos anos 1990, com o título oportunista de Os Guardiões do Universo.

[Via Vif-music]