Saudações inca-venusianas! (Awika!) A mais nova batalha Super Sentai está se aproximando e a Toei não perdeu tempo e providenciou a escalação de mais novos, ou melhor, antigos atores. Os perfis dos membros de Ryusoulger são revelados e também o visual de mais um Rider do futuro. E ainda, uma breve viagem para o início da era Heisei com o aniversariante da semana – Kamen Rider Kuuga. Se achegue e vamos juntos!


De volta à ação

Surpreendendo todo mundo, a Toei revelou mais cinco atores para a minissérie Super Sentai Strongest Battle incluindo: Yasuhisa Furuhara como Sosuke/Go-On Red (Go-onger), Mao Ichimichi (MAO) como Luka/Gokai Yellow (Gokaiger), Masayuki Deai como Bouken Silver (Boukenger), Noboru Kaneko como Gao Red (Gaoranger) e Kousei Yuki como Patren#1 (Lupinranger VS Patranger). Keiichi Wada, Satomi Hirose e Tetsu Inada apenas emprestarão as vozes para seus respectivos personagens Ryu Ranger (Dairanger), Ninja White Tsuruhime (Kakuranger) e Deka Master (Dekaranger).

O sexto membro de Ryusoulger???

Na ocasião foi revelado um novo personagem chamado Gaisoulg (foto acima). Um cavaleiro dinossauro que está “envolto em mistério”. Será interpretado pelo seiyuu Tomokazu Seki, conhecido por emprestar a voz para Glen Fire no filme Ultraman Zero: A Vingança de Belial e aos Mobirates em Gokaiger (onde também foi narrador). Gaisoulg tem um visual similar aos Ryusouger, que aparecerão nesta minissérie antes da estreia programada para 17 de março nas manhãs de domingo da TV Asahi.


O que dizem os atores


Sobre a minissérie

Super Sentai Strongest Battle!! será exibido nas manhãs de domingo às 9h30 (de Tóquio) entre 17 de fevereiro e 10 de março. O enfoque será entre cinco membros de esquadrões diferentes que  irão formar uma espécie de “Dream Sentai”.

Estarão de volta os atores em seus respectivos papéis: Yosuke Kishi como Stinger/Sasori Oranger de KyurangerRyuta Ozaya como Capitão Marvelous/Gokai Red de GokaigerAi Moritaka como Kagura/ToQ#5 de ToQgerShunsuke Nishikawa como Takaharu Igasaki/Aka Ninger de Ninninger e Masakki Nakao como Yamato Kazakiri/Zyuoh Eagle de Zyuohger.

Tudo começa quando uma garota misteriosa chamada Rita (Nana Asakawa) escolhe cinco heróis Super Sentai para ir ao planeta Nemesis. Os heróis ficam sabendo que qualquer desejo pode ser realizado se assim vencerem um torneio chamado “A Grande Batalha Super Sentai”.

Para quem não pegou as referências, Rita é o nome da bruxa-vilã de Mighty Morphin Power Rangers. E Nemesis é o nome do planeta onde sua contraparte, a bruxa Bandora, estava selada antes dos eventos de Zyuranger. Nada é uma mera coincidência.

A minissérie conta com a direção de Koichi Sakamoto e o roteiro de Naruhisa Arakawa.


Elenco adicional

Faltando exatamente dois meses para a estreia mundial, foram revelados mais detalhes sobre o anime ULTRAMAN.

Sumire Morohoshi (Nina Tucker de Fullmetal Alchemist: Brotherhood) fará a voz de Rena Sayama. Kenjiro Tsuda (a voz de Redyue em Kamen Rider Gaim) interpretará o alien Adad (baseado no alien Dada do episódio 28 de Ultraman). Ken Uo será Mitsuhiro Ide, personagem original da série clássica de 1966.

No elenco também estão: Shigeru Ushiyama como Edo, Ryota Takeuchi como Jack, Eiji Hanawa como Yosuke Endo, Hirokazu Sekido como Kurata, Minori Shiraishi como Shiraishi e Kaiji Soze como Alien Bemlar.

Também foram divulgados nesta sexta (1) os atores para captura de movimento: Haruka Shibai interpretará Rena Sakayama, Kaijie Soze será Mitsuhiro Ide e Bemlar, Shinjo Kasahara (Naoto/Time Fire em Timeranger) será Dan Moroboshi, Teruaki Ogawa (Ninja Rede Sasuke/Ninja Red em Kakuranger e Hyuga/Black Knight II em Gingaman) será Shin Hayata e Edo. Katsuyuki Yamazaki (Masaki Kazamori em Ultra Seven EVOLUTION) será Shinjiro Hayata.

Veja a seguir as novas imagens de ULTRAMAN:

Leia mais sobre o anime aqui.


Arsenal

Kamen Rider Blade completou 15 anos de estreia no Japão nesta sexta (25). No mesmo dia foram anunciados os novos cintos de transformação Blay Buckle, Rouze Absorber e Blay Rouzer, além das Rouze Cards para a linha Complete Selection Modification como adiantamos aqui. O próprio ator Takayuki Tsubaki, o Kazuma Kenzaki/Blade da série Kamen Rider de 2004, fez a demonstração no vídeo acima.

A coleção estará à venda no Japão a partir de julho e vai custar uns salgados… 49.140 ienes (em torno de R$ 1.687 mais impostos).

Veja na galeria:


Inspetores no palco

Para os fãs do mangá/anime Psycho-Pass, alguns nomes do tokusatsu estão confirmados para a apresentação teatral chamada Butai Psycho-Pass Virtue and Vice. Com uma nova história e novos personagens dentro da terceira divisão do Departamento de Investigação Criminal.

Haruto Kusen será vivido por Hiroki Suzuki, um nome familiar por ser o mesmo do ator que viveu Geki Red em Juken Sentai Gekiranger (2007), mas trata-se de um outro ator com essa mera coincidência e mais velho – nascido em 1985. Em tempo, este Hiroki Suzuki viveu Kazuma Kendate, uma versão alternativa de Kamen Rider Blade na série Kamen Rider Decade (em 2009). Hideya Tawada, o Star Ninger em Shuriken Sentai Ninninger e Kamen Rider Shinobi em Kamen Rider Zi-O, interpretará Yukiya Rangu.

Ginnojo Yamazaki, o Ushio Minato em Ultraman R/B, viverá como Hajime Mejiro. E Yuta Ozawa, o Leito Igaguri in Ultraman Geed, viverá como Kosei Aida.

Makoto Fukami e Katsuyuki Motohiro voltarão respectivamente como roteirista e diretor-chefe, respectivamente.

Butai Psycho-Pass Virtue and Vice estará em cartaz em Toquio de 18 a 30 de abril e em Osaka de 4 a 6 de maio.


Os melhores atores

O site japonês Merumo realizou uma pesquisa para saber o ranking dos 10 atores mais legais de Kamen Rider na era Heisei. Participaram cerca de 3.500 pessoas. Veja o resultado:

  1. Takeru Satoh – Ryotaro Nogami/Kamen Rider Den-O
  2. Joe Odagiri – Yusuke Godai/Kamen Rider Kuuga
  3. Ryoma Takeuchi – Shinnosuke Tomari/Kamen Rider Drive
  4. Sota Fukushi – Gentaro Kisaragi/Kamen Rider Fourze
  5. Hiro Mizushima – Souji Tendou/Kamen Rider Kabuto
  6. Ryo Yoshizawa – Ryusei Sakata/Kamen Rider Meteor
  7. Masaki Suda – Philip/Kamen Rider Double
  8. Mahiro Takasugi – Mitsuzane Kureshima/Kamen Rider Ryugen
  9. Koji Seto – Wataru Kurenai/Kamen Rider Kiva
  10. Atsuhiro Inkuai – Sento Kiryu/Kamen Rider Build

Quem são os cavaleiros

O público japonês acaba de receber as primeiras publicações com as imagens de Kishiryu Sentai Ryusoulger. A partir de agora saberemos um pouco sobre cada um dos heróis.

Ryusoul Red – o bravo cavaleiro conhecido como “um líder de sangue quente”.

Ryusoul Blue – é o sábio cavaleiro que pensa duas vezes antes de fazer um simples movimento.

Ryusoul Pink – é a robusta amazona e o membro mais forte da equipe.

Ryusoul Green – é o cavaleiro vendaval que usa ataques rápidos para ganhar batalhas.

Ryusoul Black – é o cavaleiro majestoso que usa técnicas esplêndidas.

A trama ainda apresenta Tyramigo, um parceiro pessoal de Ryusoul Red. Os poderes de Tyramigo são desbloqueados quando ele se transforma num gigantesco cavaleiro chamado Kishiryuoh. Tyramigo ganha poderes extras dos demais Kishiryus combinados com Triken de Ryusoul Blue e e Ankylose de Ryusoul Pink para formar um Kishiryuoh de três cavaleiros.

Enquanto os Ryusoulger podem usar as Ryu Souls para energizar suas armas e ataques, eles enfrentarão inimigos usando uma forma corrompida dessa habilidade chamada Minu Souls. Nas scans que você confere abaixo na galeria vemos os heróis lutando contra um esquadrão de soldados inimigos conhecidos como Dorun.

Lembrando que o elenco de Ryusoulger será anunciado oficialmente na próxima semana. Fiquem ligados aqui na coluna. ;)


Futuro distante

Também foram publicadas novas imagens de Kamen Rider Zi-O. Você viu na edição passada da coluna sobre a volta de Kamen Rider Ryuki, a aparição de um novo Another Rider e uma nova forma para o herói principal.

Eis que finalmente surgirá nos próximos episódios o Kamen Rider Kikai, um dos três Riders do futuro que servirão para a canalização dos poderes de Kamen Rider Woz. Kikai é um ciborgue dourado vindo do ano 2121. Veja:


Mistério

A adaptação para filme live action da série Chou Shounen Tanteidan Neo terá dois astros de Kamen Rider Gaim no elenco. Gako Sano (Gaim) e Mahiro Takasugi (Ryugen), que se unem para uma nova produção depois de quase quatro anos e meio do final da série tokusatsu da Toei.

Chou Shounen Tanteidan Neo: Beginning é um filme de mistério que apresenta Yoshihiro Kobayashi (Takasugi), o bisneto de Young Kobayashi, seu melhor amigo Watari (Sano) e Soya Akechi (Maya Hotta), a neta de Kogoro Akechi. Os protagonistas irão enfrentar o demônio das vinte faces.

O roteiro é de Deko AKAO (Yes! PreCure 5Noragami) e a direção é de Shintaro Ashizuka (Joker Game: Escape). Yoshitaka Amano, o ilustrador de Final Fantasy, fará o design do demônio das vinte faces.


Na Netflix

Para os aficionados por filmes kaiju, o filme Círculo de Fogo (Pacific Rim), de 2013, está disponível na plataforma de streaming a partir de hoje. O filme é dirigido por Guillermo del Toro, que é um fã de produções tokusatsu como Godzilla e Ultraman. O filme mostra a luta da humanidade para enfrentar a invasão de monstros gigantes com robôs gigantes conhecidos como Jeagers. A salvação do planeta depende agora de um ex-piloto e de um estagiário.

Produzido pela Legendary Pictures (a mesma da franquia MonsterVerse que reconta a mitologia de Godzilla e King Kong no cinema), Círculo de Fogo é estrelado por Idris Elba e teve uma sequência em 2018 intitulada Círculo de Fogo: A Revolta.

Prepare a pipoca e bom divertimento.


Chou Henshin!

Kamen Rider Kuuga completa 19 anos e é reverenciados pelos fãs nos últimos meses da era Heisei

Uma nova era imperial será inaugurada daqui a exatamente três meses. Enquanto isso não acontece, o fim da era Heisei está sendo nostálgico para os fãs de Kamen Rider. Janeiro é o mês de aniversário das estreias dos heróis da primeira fase deste período da franquia (de 2000 a 2009) na TV japonesa. Certamente o mais especial (ou senão o mais importante) atende por Kamen Rider Kuuga.

Em 30 de janeiro de 2000 iniciava a então nova geração dos motoqueiros mascarados. Esta é a segunda produção que levava o nome do já falecido mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998). A primeira foi Moero! Robocon, série exibida pela TV Asahi entre 31 de janeiro de 1999 e 23 de janeiro de 2000 – que substituiu os Metal Heroes e precedeu os Heisei Kamen Riders na faixa dominical das 8h da manhã. Era um desejo de Ishonomori lançar uma nova versão da série Ganbare!! Robocon (1974~1977) para o público do final do século. Inicialmente Kuuga não tinha um nome definido, mas já se sabia que ele não seria um ciborgue (como os Riders da era Showa) e que ele teria cinco formas. A Toei se motivou a formar um novo “boom” de Kamen Rider devido ao sucesso de Moero! Robocon que tinha a média de 10% de audiência. Curiosamente, Kuuga seria contado como o 15º Kamen Rider, considerando naquele momento que Black e Black RX eram vistos como um só.

Yusuke Godai era um jovem de 25 anos que havia viajado pelo mundo. Sempre positivo e fazendo o sinal com o polegar para cima (usado pelos romanos para aprovações), carregava o desejo de completar a meta de 2000 habilidades e principalmente de proteger o sorriso das pessoas. Um dia ele consegue um estranho cinto originado de uma antiga civilização e se transforma em Kuuga para lutar contra a tribo Grongi. Seus aliados são o policial Kaoru Ichijou, sua grande amiga Sakurako Sawatari, além da própria polícia que classificou as criaturas como “entidades desconhecidas”.

Querendo ou não, Yusuke Godai foi um personagem que deu o pontapé inicial para a carreira do ator Joe Odagiri (42)

Para o produtor Shigenori Takatera, o importante era manter na franquia a amizade de homem para homem e de seres inumanos com humanos. Bem como podia ser visto nas séries clássicas de Kamen Rider. Algo que se destacou entre a amizade de Yusuke e Kaoru. Kamen Rider Kuuga foi uma série diferente de tudo o que a franquia havia produzido até então. Desde as filmagens em vídeo (por isso os efeitos ultrapassados até mesmo para a época) até o tom dramático/sombrio. Um marco que buscava definir um jeito novo de fazer tokusatsu.

Apesar de confessar que não gosta de tokusatsu, o ator Joe Odagiri conseguiu passar boa impressão ao interpretar Yusuke Godai. Pensando em recusar o papel ao ser aprovado em teste, foi convencido pelo produtor Takatera (também um grande amigo de Odagiri) a seguir, pois se tratava de uma série diferente. Haviam boatos e mal entendidos sobre o fato de Odagiri não curtir tokusatsu (é um direito dele), mas não há como negar que Kamen Rider Kuuga foi um trabalho que não apenas ajudou a ascender sua carreira como também marcou para sempre a memória dos fãs. Apesar dos pesares, dificilmente ele deverá aceitar um convite para voltar à pele de Yusuke Godai em Kamen Rider Zi-O.

Kamen Rider Kuuga quase foi exibido no Brasil em meados na década passada. Devido ao retorno d’Os Cavaleiros do Zodíaco na TV brasileira em 2003, a Imagine Action Dá Licença, antiga distribuidora do sr. Luiz Angelotti, apostou no título. Kamen Rider era um nome que ainda era muito forte na memória dos fãs de tokusatsu, devido ao sucesso de Kamen Rider Black e Black RX na extinta TV Manchete nos anos 90, e poderia ser um sucesso por aqui. As emissoras cogitadas, segundo informações publicadas na revista Anime Kids (de setembro de 2002), seriam a Globo e o extinto canal pago Fox Kids. Infelizmente as negociações não engrenaram e o título ficou eternamente preso na gaveta. O sr. Angelotti falou a respeito em entrevista para o JBox TV.

Com episódios escritos por roteiristas de renome como Naruhisa Arakawa e Toshiki Inoue, Kamen Rider Kuuga é um clássico que deve ficar marcado com um certo saudosismo após o fim da era atual. Uma grande série a ser apreciada e um ótimo exemplo para quem ainda está preso aos clássicos oitentistas. As coisas evoluem com o passar do tempo.


Bem, amigos. O meu blog volta a ser atualizado a partir desta segunda com o balanço das principais séries de anime e tokusatsu do momento. Volto por aqui na próxima sexta com mais uma edição da coluna. Fiquem com Deus que eu vou com Deus. Bye-bye. :)