Coluna do Daileon#29 | Tokusatsu 2019: as estreias que prometem agitar o ano

Saudações inca-venusianas! (Awika!) Tenho uma notícia pra dar a vocês. Esta é a última edição da Coluna do Daileon… (aaaaaaaaaaaahhhhhh!!!) de 2018, galera. Acharam que eu ia abandonar vocês, é? Que nada, vocês vão ter muito que me aturar ainda em 2019. Hahaha! Vamo fechar com chave de ouro, andar no caminho inverso das tradicionais retrospectivas e fazer um checklist dos lançamentos de tokusatsu. Tome nota e vamos que vamos!

Mas primeiro, temos o nosso último giro de notícias de 2018 (o colunista endoidou e a matéria de capa ficou excepcionalmente para o final desta edição. :P).


Agora é oficial

A Toei oficializa Kishiryu Sentai Ryusoulger como a 43ª série Super Sentai. O que vimos até então eram imagens de scans de catálogos de brinquedos, mas agora a produção ganha uma página oficial no site da produtora e outra no site da TV Asahi.

Os produtores serão Maruyama Shinya (do live-action de Sailor Moon) e Takahashi Kazuhiro (de Kamen Rider Ghost). Junpei Yamaoka estreia nas séries tokusatsu como roteirista principal. Kazuya Kamihoriuchi (de Kamen Rider Ex-Aid e Kamen Rider Build) será o diretor do programa. E Kiyoshi Yoshikawa fica na composição musical.

Ryusoulger (com L na romanização oficial) estreia no dia 17 de março de 2019 na TV Asahi.


“Ore Sanjou!”

Takeru Satoh fez uma participação surpresa no filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER reprisando o papel de Ryotaro Nogami/Kamen Rider Den-O, da série de 2007. Esta é seu primeiro retorno como o personagem em dez anos.

Satoh também ficou conhecido por interpretar Kenshin Himura na trilogia live-action de Samurai X (lançado no Brasil via Focus Filmes e também exibido por serviços de streaming como a Netflix).


Por que não o Kabuto?

Indagado por um fã via Instagram por não aparecer no novo filme da franquia Kamen Rider, Hiro Mizushima, o Kamen Rider Kabuto original da série de 2006, alegou que recebeu a pergunta várias vezes e queria esclarecer qualquer mal-entendido em potencial. O ator nunca foi contatado para participar de Heisei Generations FOREVER.

Também afirmou que Tendou Souji, o alter-ego de Kabuto, foi o “ponto de partida” de sua carreira. O ator não considera o papel como parte de sua “história negra” (termo japonês usado para algum período de tempo que uma pessoa gostaria de esquecer). Na ocasião, Mizushima registrou sua apreciação pela equipe com quem trabalhou na época de Kamen Rider Kabuto.

Hiro Mizushima foi o astro principal da versão live action do mangá/anime Black Butler – Kuroshitsuji (lançado no Brasil via Sato Company como O Mordomo de Preto).


Quase certo

Masaki Suda quase foi escalado para viver novamente na pele de Phillip, a parte direita de Kamen Rider Double. A produção fez o convite, mas apesar do ator ter o interesse em retornar, sua agenda está lotada para os próximos dois anos. É que sua carreira musical decolou.

Suda interpretou “Long Hope Philia“, segundo tema de encerramento da terceira temporada do anime My Hero Academia (disponível no Brasil via Crunchyroll).


Tá, mas e o ranking?

Então, vamos lá. Kamen Rider Heisei Generations FOREVER ficou em terceiro lugar no fim de semana de estreia. Perdendo apenas para WiFi Ralph: Quebrando a Internet e Dragon Ball Super: Broly, respectivamente.

Apesar da posição, o filme foi a maior estreia dos filmes de inverno de Kamen Rider, que começou em 2009.


Errata

Nas edições #14 e #27 da coluna, disse que protagonista Kano Nakamura, da nova série Tokusatsu Gagaga, é uma “oficial de polícia”. Na realidade ela é uma office lady. Ou seja, uma funcionária de escritório. (Que burro! Dá zero pra ele!) As respectivas notas foram devidamente corrigidas. :)


Novo som

Tatsuomi Hamada estará no primeiro episódio de Ultraman New Generation Chronicle. Ele reprisa o papel de Riku Asakura/Ultraman Geed e contracena com o alien Pega e o kaiju Booska, que tem um teatro misterioso.

A Tsuburaya anunciou também que o tema de abertura da série tapa-buraco se chamara “Hope the Youth“, interpretado pela banda de rock Bentham, e é descrita como uma música que esculpe uma nova página das músicas-tema nas séries Ultraman. Uma amostra da canção pode ser conferida no teaser a seguir:


Semanas contadas

De acordo com a listagem de episódios dos próximos volumes em Blu-ray, Lupinranger VS Patranger chegará ao final com 51 episódios. A ultima vez que uma série Super Sentai totalizou nesse número foi em fevereiro de 2012 com Gokaiger.

O quarto volume do Blu-ray collection da atual série chega ao mercado japonês em 12 de junho de 2019.


Passando o bastão

A Tsuburaya publicou um trailer onde Gridman conversa com Shinjiro Hayata, o herói principal do anime ULTRAMAN, dizendo sobre não esquecer de sua missão.

O anime SSSS.Gridman chegou ao fim neste sábado (22) no Japão. Já o anime ULTRAMAN estreia mundialmente pela Netflix em 1º de abril.


Shinobi do futuro

Tawada Hideya, o Star Ninjer de Ninninger, vai aparecer no episódio 17 (Happy New Woz 2019) de Kamen Rider Zi-O como Kamen Rider Shinobi, vindo diretamente do ano 2022.


R.I.P.

Morreu no último dia 19, aos 85 anos, o ator Masashi Ishibashi, vítima de insuficiência cardíaca. A confirmação da morte veio a público neste sábado (22) pelo portal japonês de notícias BiGlobe. O ator nasceu em Taiwan, antes de se mudar para a província de Fukuoka.

Ishibashi ficou conhecido nas séries Super Sentai através dos vilões Iron Claw (em JAKQ), Comandante Hedder (em Battle Fever J), General Kar (em Dynaman) e Dr. Ledha (em Turboranger, foto). Fora outras participações nas séries Kamen Rider.

Nas séries tokusatsu exibidas no Brasil, Ishibashi apareceu no episódio 3 de Space Cop (Gavan) como uma das formas humanas de Double Man e no episódio 40 de Kamen Rider Black como Saburo Takasugi.


Em cena

Kamen Rider Zangetsu, o anti-herói da série Kamen Rider Gaim (de 2013), ganha uma apresentação teatral em 2019. O ator Yuki Kubota (37) volta a interpretar o alter-ego Takatora Kureshima num drama original que jamais foi retratado antes.

O roteiro está a cargo de Nobuhiro Mori, que escreveu cinco episódios de Kamen Rider Gaim. Gen Urobuchi, o roteirista principal da série original, vai supervisionar o espetáculo com ajuda de Jin Haganeya.

A apresentação será realizada em março de 2019 em Tóquio e Kyoto.


As melhores músicas

O projeto musical formado neste ano pelo nosso amigo Ricardo Cruz e o guitarrista Lucas Araújo postou nesta quinta (27) um vídeo com as melhores músicas do canal até o momento. Dentre as músicas de tokusatsu estão:

  • Kamen Rider Black RX (tema de abertura de idem)
  • The Space Wolf Symphony (medley de Jaspion com participação especial de Akira Kushida)
  • Yume Tomo Yo Lion Maru Yo (tema de abertura de Lion Man)
  • Go Go Power Rangers (tema de abertura de Mighty Morphin Power Rangers)
  • Long Long Ago 20th Century (tema de encerramento de Kamen Rider Black)
  • SHI-NO-BI 88 (tema de encerramento de Jiraiya)
  • Kamen Rider Kuuga (tema de abertura de idem)

Leia nossa entrevista com Ricardo Cruz na edição #22 da coluna.


Dupla de ouro

Sexta passada o grande Danilo Modolo postou um vídeo no canal TokuDoc com a palestra apresentada com o sr. Toshihiko Egashira. O encontro aconteceu no dia 31 de agosto no evento Geek City, em Curitiba, e serviu como comemoração aos 30 anos de Jaspion e Changeman no Brasil.

Veja também nossa entrevista com o sr. Toshi no JBox TV.


Mais detalhes

Na edição anterior apresentamos em primeira mão a capa do e-book Legado do Poder. Projeto do portal Mega Power Brasil, o material é gratuito e foi feito por diversos fãs ilustradores de Power Rangers para homenagear os heróis multicoloridos por 25 anos de sucesso. O e-book também apresenta depoimentos de pessoas do público e da divulgação que estão envolvidas de alguma forma com a franquia.

O projeto conta também com metas de downloads atingidos onde uma recompensa será liberada gratuitamente, como aula de desenho gratuita e sorteio de materiais. As informações completas sobre as metas serão explicadas na próxima quinta, 3 de janeiro, a partir das 21h numa live no canal Ilustra Victor, do grande parceiro Victor Rodrigues, ao lado do roteirista Tico Pedrosa, que é quem assina o prefácio do e-book.

Participam os ilustradores: Bruno Lima, Jean Porto, Hideki Tomiyoshi, Victor Rodrigues, Letícia Yukie e Mayara Rodrigues.

Confira a amostra neste link para download.


Todas as estreias!

O ano 2019 será transitório para os japoneses. A era Heisei termina em 30 de abril e no dia seguinte inicia um novo ciclo imperial. A passagem promete ser devastadora com invasão de monstros gigantes, cavaleiros com poderes jurássicos, repaginações de clássicos e muitas aventuras. Veja a seguir os lançamentos de tokusatsu (e derivados) para os próximos meses:

Power Rangers Super Ninja Steel

Seguindo a tradição, a Netflix brasileira estreia no primeiro dia do ano a mais recente temporada dos heróis multicoloridos. Destaque para o episódio comemorativo aos 25 anos da franquia e ao episódio que introduz o Policial Skyfire (a contraparte gringa do ninja Jiraiya).

Ultraman New Generation Chronicle

Substituindo Ultraman R/B, esta atração resume os principais momentos das séries da nova geração dos heróis gigantes. Programa “tapa-buraco” que antecede a série Ultra oficial de 2019. Estreia sábado, 5 de janeiro, na TV Tokyo, às 9h da manhã*. Saiba mais na edição #26.

Parte final da trilogia animada de Godzilla estréia na Netflix

Godzilla: o Devorador de Planetas

Última parte da trilogia animada de Godzilla produzida pela Polygon Pictures. Estreia mundialmente via Netflix em 9 de janeiro. Veja nas edições #8 e #15.

Tokusatsu Gagaga

Baseado no mangá de Tanba Niwa, a série de comédia de apenas sete episódios apresenta a office lady Kano Nakamura, uma otaku por tokusatsu que se baseia no código dos super-heróis em seu dia-a-dia. Estreia sexta, 18 de janeiro, às 22h* na NHK. Leia mais nas edições #14 e #27.

Kamen Rider Build NEW World: Kamen Rider Cross-Z

Filme que apresenta o Rider secundário como personagem principal do novo mundo criado no fim da série de TV. Estreia em 25 de janeiro nos cinemas japoneses. Veja na edição #24.

Com temática kaiju, Gallas é uma das novas produções da Toei para 2019

Series Kaiju-ku Gallas

Nova produção da Toei Company que apresenta um misterioso kaiju. A atração que estreia em 2 de fevereiro no serviço japonês de streaming Toei Tokusatsu Fan Club conta com astros das séries Kamen Rider e Super Sentai. Confira nas edições #21, #24 e #28.

4 Week Long Special Super Sentai Strongest Battle!!

Minissérie que celebra o fim da era Heisei com a reunião de cinco membros de diferentes esquadrões para participarem de um torneio num planeta longínquo. Estreia domingo, 17 de fevereiro, às 9h30* da manhã na TV Asahi. Leia na edição #28.

Power Rangers Beast Morphers

Baseada em Tokumei Sentai Go-Busters, é a vigésima sexta série da franquia americana e a primeira da nova era administrada pela Hasbro. Estreia em fevereiro na Nickelodeon americana. Veja nas edições #16, #17 e #19.

Ultraman R/B the Movie: Select! The Crystal of Bonds

Filme da série Ultraman R/B que introduz novos Ultras, além do retorno de Ultraman Geed. Estreia nos cinemas japoneses em 8 de março. Leia mais na edição #26.

Kishiryu Sentai Ryusoulger

A 43ª série Super Sentai é a quarta a apresentar a temática dinossauros. Estreia em 17 de março na TV Asahi. Veja as primeiras informações nas edições #27 e #28.

ULTRAMAN

Série animada baseada no mangá da dupla Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. A história alternativa se passa várias décadas após os eventos da série original de 1966 e apresenta um adolescente que assume o legado do herói gigante vindo da Nebulosa M-78. Estreia mundialmente via streaming pela Netflix no dia 1º de abril. Confira nas edições #2#25.

O anime ULTRAMAN é uma das atrações mais aguardadas pelos fãs de tokusatsu

Garo: Gekkou no Tabibito

Novo filme focado no herói Raiga Saejima, o filho de Kouga. Previsão de lançamento entre a primavera e o verão japonês. Veja na edição #25.

Godzilla II: Rei dos Monstros

Terceiro filme da franquia MonsterVerse produzida pela Legendary onde o monstro gigante enfrenta Rodan, Mothra e King Ghidorah. No elenco estrelam Millie Bobby Brown (Stranger Things), Vera Farmiga (Bates Motel), Ken Watanabe (Batman Begins), entre outros. Estreia nos cinemas brasileiros em 30 de maio. Veja na edição #6.

Lupinranger VS Patranger VS Kyuranger

Filme crossover que reúne os heróis das séries Super Sentai dos anos 2017 e 2018. Lançamento direto para vídeo em 21 de agosto. Veja na edição #25.

Girls x Secret Phantomirage!

Terceira série da franquia Girls x Heroine, da produtora Takara Tomy (a mesma de Ryukendo). Ainda sem data de lançamento. Saiba mais na edição #28.

Jaspion ataca nas páginas de mangá a partir do próximo ano (Foto: Reprodução/Editora JBC)

O Fantástico Jaspion

Mangá nacional produzido pela Editora JBC que traz de volta o herói japonês de grande sucesso no Brasil cerca de 30 anos após o fim da série de TV. Roteiro de Fábio Yabu e arte de Michel Borges. Previsão de lançamento para o meio do ano. Veja nas edições #5 e #27.

Kamen Rider Next Generation 2020

Título provisório do filme de inverno japonês deste ano. Saiba mais na edição #28.

*Horário oficial de Tóquio.


Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter…♫ Venusianos, desde já, um feliz Woz ano novo para todos e voltamos a nos encontrar no dia 11 de janeiro aqui no JBox. Um grande abraço deste colunista que vos escreve e que todos digam… Awika!!!