Saudações inca-venusianas! (Awika!) A Warner não perdeu tempo e postou vários spots de TV de Godzilla II: Rei dos Monstros. Próximo filme de Pokémon contará com uma participação de um ator de tokusatsu. Takeru Satoh volta a interpretar o andarilho Kenshin Himura em dois novos filmes de Samurai X. Novo arco de Kamen Rider Zi-O traz de volta um dos pioneiros da era Heisei. E você relembra aqui a passagem de Ryukendo no Brasil. Tudo isso e muito mais na Coluna do Daileon desta semana. Salve, salve!!!


AGITΩ

Mais um tributo a caminho em Kamen Rider Zi-O. Neste domingo (14), o ator Toshiki Kashu (40) retorna como Shouichi/Kamen Rider Agito, da série de 2001.

Também estarão de volta a atriz Rina Akiyama (33) como Mana Kazaya e Akiyoshi Shibata (45) como Takahiro Omuro, um dos membros do esquadrão G3. Musa da franquia, Rina também integrou o elenco fixo de Kamen Rider Den-O em 2007 como Naomi.

O novo arco mostra Shouichi de volta ao Japão, após seu treinamento culinário na França. Surge nesse momento o Another Agito e Shouichi se transforma mais uma vem em Agito e une forças com Zi-O.

Nota: na série Kamen Rider Agito existiu o anti-herói de codinome Another Agito. Este não tem relação com o novo Another Rider de Kamen Rider Zi-O. Em 2017, o ator Takanori Higuchi (60) reprisou o papel de Kaoru Kino, o primeiro Another Agito da trama original, na minissérie Kamen Sentai Gorider.

Veja as imagens dos atores na galeria:


O andarilho voltou!

Takeru Satoh está de volta em dois novos filmes da versão live action do mangá/anime Samurai X (Rurouni Kenshin). Conhecido pelos fãs de tokusatsu como Kamen Rider Den-O, Satoh interpretou o papel do andarilho Kenshin Himura na primeira trilogia lançada entre 2012 e 2014 no cinema japonês.

O anúncio oficial foi realizado às 6h da manhã desta sexta (12), horário de Tóquio (18h de quinta-feira pelo horário de Brasília). Horas antes, a imagem acima já circulava nas redes sociais.

Previsão de lançamento para o meio de 2020. Saiba mais detalhes aqui.


Overdose

É, amigos! A Warner lançou nesta semana nada mais e nada menos que três (eu disse TRÊS) spots de TV de Godzilla II: Rei dos Monstros. O sexto chama-se “Monster” (acima) e repete cenas vistas anteriormente em outros vídeos com mais agitação.

Já em “Ghidorah” e em “Balance“, os sétimo e oitavo spots (abaixo) mostram cenas inéditas.

Alguém aí na expectativa para 30 de maio? A minha tá acima de oito mil!!!


Dupla opção

No fim de semana passado, o canal Tokusatsu TV (via YouTube) trouxe de volta O Fantástico Jaspion. Atualmente licenciada pela Sato Company, a série de 1985 havia sido lançada em janeiro passado na plataforma de streaming PlayPlus, do Grupo Record, com todos os seus 46 episódios.

O público fica agora com duas opções para rever as aventuras do Tarzan Galático contra Satan Goss e seu império dos monstros.


Kamen Rider em Pokémon

Em novembro passado, Ryoma Takeuchi (25) foi escalado para dublar Tim Goodman (personagem do ator Justice Smith) no filme Pokémon: Detetive Pikachu. O astro de Kamen Rider Drive (2014) está confirmado no filme fazendo uma breve aparição como um treinador de Pokémon.

O roteirista/diretor Rob Letterman havia visitado o Japão na ocasião, conheceu Takeuchi e decidiu colocá-lo numa aparição. O ator teve que alterar sua agenda para participar das gravações.

Aqui no Brasil, Pokémon: Detetive Pikachu estreia dia 9 de maio nos cinemas.


Mídia digital

Iniciou-se nesta sexta (12) – aniversário de 56 anos da Tsuburaya – as operações da plataforma digital Tsuburaya Galaxy. O serviço de streaming pode ser acessado em smartphones, tablets, PC, entre vários dispositivos. A plataforma da Tsuburaya oferece aos assinantes interações como vendas antecipadas de ingressos, serviço prioritário para produtos de edição limitada e acesso a episódios das séries Ultra.

A assinatura mensal é de ¥980 (cerca de R$ 33).


Segata

Hiroshi Fujioka, – o ator que interpretou Takeshi Hongo, o primeiro Kamen Rider em 1971 – volta à pele de Segata Sanshiro. Para quem não sabe, o veterano interpretou o personagem entre 1994 e 1998 em comerciais da Sega. O garoto-propaganda era um lutador de karatê cinquentão que promovia a marca de games.

Surpreendendo seus fãs, Hiroshi Fujioka, (note que seu nome carrega uma vírgula no final. Uma extravagância do próprio ator) voltará à pele do personagem em 2019 para celebrar o aniversário de 25 anos da Sega Saturn.


Soberano da Terra

Após três anos de hiato, Godzilla volta aos quadrinhos americanos pela editora IDW. Em 2016 os gringos receberam o primeiro volume de Godzilla: Complete Rulers of Earth. A licença expirou no final do mesmo ano. Agora o segundo volume está confirmado e previsto para 27 de agosto.

A autoria da série é de Chris Mowry (Street Fighter Unlimited) e as artes são de Matt Frank (Redman: The Kaiju Hunter) e Jeff Zornow (Godzilla: Rage Across Time).

O novo volume de Godzilla: Complete Rulers of Earth terá 280 páginas e já pode ser adquirido/importado em pré-venda pela Amazon.


Caindo na dancinha

Hidewa Tawada, o Kamen Rider Shinobi em Kamen Rider Zi-O, caiu na dancinha do tema de encerramento de Ryusoulger. O vídeo acima serve para promover tanto a nova série Super Sentai quanto a minissérie do Rider de 2022. Confira acima.


Veterano da velha guarda

Yoshiro Ushida, o garoto Toshio Sakurai do primeiro filme da tartaruga gigante Gamera (de 1965), irá atuar no elenco da versão estendida de Daibutsu Kaikoku (“A Chegada do Grande Buda”). Ele estará ao lado de atores da era de ouro dos filmes kaiju como Akira Takarada, astro principal do primeiro de Godzilla em 1954.

Ushida (que atua em carreira musical desde os anos 70) também atuou no longa de 1982 de Gekko Kamen, o primeiro super-herói apresentado pela Toei Company em 1958.

A primeira versão do remake de Daibutsu Kaikoku estreou em 15 de dezembro de 2018 com apenas 50 minutos de duração.

O pequeno Yoshiro Uchida (o segunda à direita) no filme original de Gamera | Foto: Divulgação/Kadokawa


Morfar em Turbo!

Após o anúncio de Power Rangers: O Filme em Blu-ray nos EUA e no Canadá (veja aqui), a Shout! Factory anuncia Turbo: Power Rangers 2 neste formato. O material será lançado em 30 de julho nos mesmos países. Você pode importar o material na pré-venda através do site da distribuidora.


Múltiplos Kishiryus

Novo catálogo de Ryusoulger revela os detaques para os próximos episódios. Veja:

  • Mosa Rex: é o Kishiryu do sexto herói do esquadrão, Ryusoul Gold. Baseado em um mosassauro, pode ser combinado com Dime Volcano para o modo de batalha Spino Thunder;
  • Neptune: este Kishiryu possui mini-drones chamados Ammo Knuckles (baseado em amonóides). Kishiryu Neptune e Kishiryuoh podem se combinar para o modo mais forte – Giganto Kishiryuoh;
  • Shine Raptor & Shadow Raptor: dois Kishiryus baseados no velociraptor e combinados se tornam o Cosmo Raptor. Os Raptors podem se combinar com Kishiryuoh para formar novas armas e também conceder uma nova armadura de batalha para Ryusoul Red;
  • Pachygaru: um Kishiryu baseado num paquicefalossauro. Desbloqueia poderosos ataques de perfuração ao se combinar com Kishiryuoh;
  • Kishiryu Jin: o mecha dragão exclusivo para o filme de verão no final de julho. Trata-se de uma versão preto-dourada de Tyramigo.

Confira as scans:


Dragon Quest

Além do retorno em Samurai X, Takeru Satoh (Kamen Rider Den-O) emprestará sua voz para Ryuka, protagonista de Dragon Quest: Your Story, baseado no popular título da Square Enix. O filme em animação 3D estreia nos cinemas japoneses em 2 de agosto. Assista o trailer acima.


Memória: 10 anos de Ryukendo no Brasil

Ryukendo foi a última série original de tokusatsu lançada na TV brasileira. Porém não a última no país | Foto: Divulgação

Segunda-feira, 13 de março de 2009. Sete da noite. A RedeTV! estreava a única série tokusatsu exibida em sua programação oficial e a última lançada na TV brasileira. Madan Senki Ryukendo era uma produção da Takara Tomy exibida originalmente nas manhãs de domingo pelas emissoras TV Tokyo e TV Aichi entre janeiro e dezembro de 2006. Chegou ao Brasil quebrando um jejum de nove anos sem lançamento de uma série do gênero nas nossas telinhas.

A emissora de Alphaville havia exibido anteriormente as séries Jiraiya e Maskman ainda em fase experimental, quando os donos Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho compraram as concessões da extinta Rede Manchete. Em fevereiro de 2000, a Record lançou Ultraman Tiga, porém nunca exibiu os episódios finais durante a primeira exibição nem nas breves reprises de 2001 e 2002 (ambas eram restritas para São Paulo). Houve ainda uma única exibição na Rede 21 entre 9 de maio e 7 de julho de 2005, com direito a exibição dos episódios finais que faltavam.

Licenciado pela Swen-Televix, Ryukendo foi adquirido pela RedeTV! no final de outubro de 2008. Segundo informações da época, o plano inicial era lançar a série em novembro daquele ano, depois foi adiado para dezembro e finalmente acertado para abril do ano seguinte.

A série conta a saga de Kenji Narukami, um jovem que se muda para a fictícia cidade de Akebono, onde está escondido o Ponto do Poder. Local onde se concentra uma grande quantidade de energias negativas. Tal força atrai os demônio do clã Jamanga, liderada pelo Dr. Worm. Jamanga reúne energias negativas dos habitantes de Akebono para ressuscitar o Fantasma Verde. Para combater o mal, a organização S.H.O.T. (Shoot Hell Obuduracy Trooperes) entram em ação. Ao ver a benevolência de Kenji, a espada mágica Gekiryuken o elege para se transformar em Ryukendo. Seu principal aliado é o atirador Juushirou Fudou/Ryuguno e mais tarde entra o solitário Koichi Shiranami/Ryujino.

Os Guerreiros Madan

A versão brasileira de Ryukendo foi realizada no estúdio paulista Centauro e a tradução foi baseada numa versão em espanhol. Cogitava-se na época que um fã de tokusatsu teria trabalhado no processo, mas até hoje a gente não sabe o seu paradeiro e muito menos a sua identidade. Nomes foram adaptados como Jamanga para “Yamanga”, Ryuguno para “Ryugouo”, Jack Moon para “Yack Moon” etc. Estranhezas à parte, a escalação das vozes foi ótima. Wendel “Goku” Bezerra emprestou sua voz marcante para o herói-título.

Segundo informações do site NaTelinha, a estreia cravou 4,7 pontos de média com picos de 5,4. Uma ótima audiência para os padrões da emissora que costumava registrar média de 3 pontos até então. A primeira semana teve cortes de cinco minutos por episódio para adaptar ao horário do extinto telejornal Notícias das 7 (que começava mesmo às 19h20). A duração original é de 25 minutos por episódio. Aliás, a série nunca teve breaks comerciais na RedeTV!. Mesmo ainda sendo anunciado para às 19h, o programa infantil estava começando com cinco minutos de antecedência.

A primeira e última box de Ryukendo pela Focus Filmes | Foto: Divulgação/Blog do Jotacê

A Focus Filmes anunciou o lançamento de Ryukendo em menos de um mês de exibição na TV. A primeira box estava programada inicialmente para 17 de junho e o material trazia os primeiros 13 episódios e mais uns cards. Mas como era “tradição” da distribuidora de home-video, Ryukendo foi adiado para 8 de julho. A versão do tema de abertura chegou a ser gravada por Ricardo Cruz, mas infelizmente acabou não sendo incluída no material em vídeo (veja a segunda parte da nossa entrevista ao cantor no JBox TV).

Em 14 de maio, plena quinta-feira, a RedeTV! cancela o Notícias das 7 e Ryukendo passa a ser exibido às 19h25 – sem aviso. Na semana seguinte houve salto de alguns episódios para o momento onde Kenji Narukami se converte para o Deus Ryukendo. Isso fez com que a RedeTV! voltasse para o episódio que deveria ir ao ar regularmente e consequentemente houve a reprise desse mesmo episódio. Matematicamente era pro último episódio ser exibido em 23 de junho (terça-feira), mas essa mexida nos episódios acabou jogando o final para 26 de junho (sexta-feira).

A primeira reprise de Ryukendo começou em 29 de junho e ficou até o início de setembro. Houve mais algumas reprises nos anos seguintes em horário diurno.

Apesar do Guerreiro Madan figurar o Top 5 da RedeTV! naquela época, a série não era exibida em todo o Brasil e algumas afiliadas passavam suas respectivas programações locais na faixa das sete da noite. Ryukendo perdeu espaço nas parabólicas quando o sinal da RedeTV! cedia horário para o canal de vendas Shoptime em meados de agosto de 2009, quando acontecia a primeira reprise.

Ryukendo não foi um grande sucesso como esperado. Um balde de água fria em possíveis planos de uma expansão do filão de tokusatsu nas telinhas. Além dos problemas citados acima, a RedeTV! não popularizou a série a ponto de se tornar um carro-chefe do bloco TV Kids ou mesmo da programação como aconteceu com Jaspion e Changeman na Manchete. Tinha também uma parcela de saudosistas da saudosa emissora carioca que fazia questão de torcer o nariz para o programa nas redes sociais (como se uma produção do início do século XXI tivesse que seguir uma linha oitentista, vejam vocês).

Pra piorar, a Focus lançou Ryukendo logo depois das primeiras box de Jaspion, Changeman e Jiraiya nesse formato. A falta de timing, de planejamento de marketing e de uma avaliação de popularidade prejudicou a então nova série. Ainda mais quando os dois últimos títulos vinham com episódios ripados do Toei Channel. As vendas de Ryukendo? Pasme: apenas 10% da tiragem. Inclusive, algumas pessoas que compraram em pré-venda não receberam o produto por indisponibilidade do material e tiveram que ser ressarcidas. A Focus ainda prometeu uma segunda box em setembro de 2009, mas a distribuidora voltou atrás e o próprio gerente de marketing Afonso Fucci anunciou o cancelamento de Ryukendo na noite do dia 6 de março de 2010, ao vivo durante sua participação no extinto programa Tokusatsu Show, na web-emissora All TV.

O que parecia ser a volta definitiva do tokusatsu na TV brasileira, virou lenda urbana (pra não dizer “utopia”). Mas nem tudo está perdido. Ainda bem que existem as benditas plataformas de streaming que ainda engatinham na agregação de títulos antigos e inéditos do gênero. Bem que o herói de armadura azul poderia respirar um novo ar nessa mídia (embora a hipótese seja improvável).

Ryukendo não é a melhor série tokusatsu que já passou por aqui. Tem lá seus momentos bobos, mas é legal, simpática e dá pra se divertir tranquilamente. Bem que poderia ter um tratamento mais cuidadoso por aqui. Isso sim.


É isso aí, galera. Nos vemos no futuro com mais informações desse universo. Bye-bye.