A organização do Festival de Cannes comunicou que exibirá uma versão restaurada e remasterizada da primeira animação japonesa em cores, Hakujaden, celebrando o 60º aniversário do filme, que estreou em 1958, assim como o 100° aniversário do nascimento da animação japonesa. A apresentação do longa também faz parte do principal tema da edição deste ano que é dedicada ao cinema patrimonial, promovendo filmes considerados clássicos para o festival, os Cannes Classics. Hakujaden é o único filme japonês homenageado.

Ele foi completamente remasterizado em resolução 4K, e restaurado através de materiais existentes, como o VHS. A Toei Lab Tech e a Toei Digital Center cuidaram desta restauração.

Sua história é baseada no conto chinês A Lenda da Serpente Branca. Neste conto, Xu Xian possuía uma pequena cobra branca de estimação, até que seus pais o forçaram a livrar-se dela. Anos se passam e durante uma violenta tempestade, a serpente, que na verdade tratava-se de um espírito com poderes mágicos, se transforma na bela princesa Bai Niang, que havia se apaixonado pelo jovem. O romance dos dois acaba sendo interrompido quando o monge local, Fa Hai, decide separá-los acreditando que Bai Niang seria na verdade, um espírito maligno.

Este também foi o primeiro anime a ser lançado nos Estados Unidos, sob o título Panda and the Magic Serpent. Sua produção começou logo após a compra do estúdio Nichido Eigasha pela Toei, e sua renomeação para Toei Doga em 1956. Dirigido por Taiji Yabushita, o longa contou com 13.590 funcionários e levou 8 meses para ser concluído. Teve seu estilo inspirado na Disney, que refletia o objetivo da empresa em transformar a Toei Doga na “Disney do Japão”. Também é frequentemente contrastado com o estilo e as técnicas de produção do estúdio Mushi Production, de Osamu Tezuka, que mais tarde veio a definir o estilo dos animes da televisão japonesa. No Brasil, foi lançado com o título “O Panda e a Serpente Mágica“.

A 72ª edição do Festival de Cannes ocorre entre os dias 14 e 25 de maio.

[Via Site Oficial, Anime News Network]